Profissionais do HSJ são capacitados para melhorias no acolhimento ao usuário
27 de abril de 2018 - 15:20 #Acolhimento #Atendimento #humanização #melhorias
Assessoria de Comunicação do Hospital São José - Franciane Amaral / (85) 3101-2324
Seu João Vasconcelos (nome fictício) procurou a emergência do Hospital São José depois de ser encaminhado por uma unidade básica de saúde para tratamento de uma infecção grave. Na recepção, foi orientado e seguiu para a primeira etapa do atendimento. “Fui ao posto e o médico me mandou pra cá. O rapaz da recepção disse que eu ia ser atendido aqui mesmo. Pegou meu nome e me orientou como seria meu caminho todinho por aqui”, diz o aposentado de 71 anos.
Além do acolhimento, também estão sendo trabalhadas as temáticas de gestão e organização do cuidado, ambiência e a qualificação profissional dos trabalhadores. “O mote do projeto é o acolhimento com resolutividade. Essa realidade deve ser presente sempre na conduta das pessoas que estão aqui para cuidar dos cidadãos que procuram o serviço”, afirma Hiojuma Monteiro, consultora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.
Os trabalhos de capacitação dos profissionais que visam essas melhorias na linha de cuidado ao paciente seguem até dezembro, no Hospital São José, da rede de saúde do Governo do Ceará. “O foco desse trabalho é o paciente. Ele tem garantido o seu direito de acesso ao cuidado e esse cuidado é oferecido com qualidade, de forma efetiva e humanizada.”, diz o coordenador do Grupo Executivo Estadual do AcolheSUS, Christiano Fiúza.