500 crianças e adolescentes contam com atendimento

20 de abril de 2018 - 11:18 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM - Milena Fernandes - (85) 988413091 / 3101-4350

Transtornos de ansiedade, psicose, depressão, transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade são alguns dos principais diagnósticos registrados no Núcleo de Atenção a Infância e Adolescência (NAIA) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, do Governo do Ceará. Cerca de 500 pacientes, entre três e dezessete anos, são atendidos por mês.

Com uma equipe formada por psiquiatras, residentes em psiquiatria, pediatras e psicólogos, o Núcleo presta atendimento ambulatorial gratuito não só aos pacientes, mas também aos familiares.  Neste mês de abril, uma série de atividades está sendo realizada com foco nas crianças e adolescentes autistas, por conta do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril).

A psicóloga e gestora do Núcleo de Atenção a Infância e Adolescência do HSM, Marleide Oliveira, organizou dois eventos neste mês para despertar a atenção dos pacientes e familiares. “Tivemos um momento mais lúdico, com brincadeiras, animação e sessão de cinema voltado para as crianças. Para os pais proporcionamos rodas de conversa sobre o tema, onde puderam tirar dúvidas e trocar experiências”, relata.

A secretária Regina Célia Barbosa tem um neto autista, de 11 anos, que é acompanhado pelos profissionais do Naia, do Hospital Mental. “Desde pequeno ele é atendido aqui e a evolução dele é visível. Ele é atendido por psiquiatra, psicólogo e pediatra, o que vem ajudando muito. Eu também recebo muitas orientações para cuidar dele da melhor maneira possível”, conta Regina.

Atendimento multiprofissional

A médica psiquiatra do HSM, Denise Evangelista, orienta que o diagnóstico precoce e a intervenção multidisciplinar têm se mostrado bastante eficientes no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A maioria dos casos é diagnosticado até os três anos de idade e a orientação é que a família procure um atendimento multiprofissional para ajudar no desenvolvimento da criança. Aqui nós cuidamos do paciente autista e também da família, oferecendo orientações adequadas”, reforça a psiquiatra.

O Núcleo de Atenção a Infância e Adolescência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto atende pacientes a partir dos três anos de idade até os 18 anos incompletos. Para iniciar um tratamento é necessário apresentar encaminhamento do posto de saúde e relatório da escola onde a criança está matriculada. No momento estão sendo priorizados os atendimentos às crianças entre três e seis anos de idade.

SERVIÇO

Núcleo de Atendimento a Infância e Adolescência  (NAIA)
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto

Telefone: (85) 3010-4348
Endereço: Rua Vicente Nobre Macedo S/N – Messejana