Rede de Saúde do Trabalhador realiza encontro estadual

16 de abril de 2018 - 14:54 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

A Secretaria da Saúde do Ceará realiza na terça e quarta-feira, 17 e 18 de abril, das 8 às 17 horas, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, o Encontro Estadual da Rede Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora 2018 – Alinhando Planos e Metas, com o objetivo de reunir os atores da RENAST-CE para debater, avaliar e planejar ações conjuntas para a implementação e fortalecimento da Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) no Estado. O Encontro acontece durante o Abril Verde, movimento que marca o 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

No Brasil são registrados, em média, 700 mil acidentes de trabalho ao ano, segundo dados da Previdência Social. No Ceará, em 2016, foram registrados 5.219 auxílios-doença por acidente do trabalho. Em 2017, o total diminuiu para 4.409 registros. Foram 59 acidentes de trabalho com mortes em 2016 e, no ano passado, 56. Entre 2012 e 2017 foram registrados no Estado 33.930 auxílios-doença por acidente do trabalho. O impacto previdenciário dos afastamentos da localidade foi de R$ 259.864.302,01, com a perda de 7.108.133 dias de trabalho, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

A RENAST foi criada em 2002, por meio da Portaria no 1.679/GM, com objetivo de disseminar ações de saúde do trabalhador, articuladas às demais redes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a definição da Política Nacional de Saúde do Trabalhador em 2005, a RENAST passou a ser a principal estratégia da organização da Saúde do Trabalhador no SUS, sob a responsabilidade da então Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, hoje Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador.

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador deve integrar a rede de serviços do SUS por meio de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Além disso, elabora protocolos, linhas de cuidado, e instrumentos que favorecem a integralidade das ações, envolvendo a atenção básica, de média e alta complexidade, serviços e municípios sentinelas.

Participarão do Encontro Estadual da RENAST-CE gestores e profissionais dos Centro Estadual e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (COPAS); da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (COPROM); atores da intersetorialidade – Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Controle Social – Conselho Estadual de Saúde/Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CESAU/CIST); Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente (CTSTMA); Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM); e Conselho Gestor do CEREST/CE.