Tratamento trombolítico pré-hospitalar completa um ano

11 de abril de 2018 - 16:08 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

Era feriado na sexta-feira, 14 de abril de 2017, quando o motorista Manoel Bezerra de Lima, 45, procurou logo a unidade de emergência mais próxima da residência dele no município de Senador Pompeu, a 287 km da capital. Ele sentia fortes dores no peito, enjoo e tontura. O motorista foi o primeiro paciente, vítima de infarto agudo do miocárdio, a receber o medicamento trombolítico nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192). Hoje Manoel faz consultas de acompanhamento, passou a fazer atividade física e sente-se bem. “Faço exercício e tento me alimentar melhor”, contou o motorista.

O atendimento médico e a ação rápida da equipe do SAMU 192 Ceará para salvar a vida de Manoel garantiram que ele chegasse a tempo no Hospital de Messejana Dr. Carlos Studart Gomes, da rede pública do Governo do Ceará, em Fortaleza. Até 31 de março deste ano, foram realizados 147 tratamentos trombolíticos em pacientes com infarto agudo do miocárdio pelo SAMU 192 Ceará, com o registro de nove óbitos (7,4% do total).

“A vantagem é a resposta rápida no caso de grandes distâncias”, avalia hoje o médico do SAMU Alexsandro Bulhões, que atendeu o motorista Manoel Bezerra de Lima e foi o primeiro a utilizar o trombolítico em atendimento pré-hospitalar em paciente com infarto do miocárdio. O uso do trombolítico, disponibilizado desde abril do ano passado nas ambulâncias do SAMU 192, permite desobstruir a artéria quase que de imediato e aumenta as chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas do paciente. O Ceará foi a primeira unidade da federação a implantar esse tratamento em nível estadual. O anúncio foi feito na sede do Samu Ceará, no Eusébio, em 11 de abril de 2017, com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Saúde Henrique Javi.

“Nós conseguimos mudar o perfil do tratamento dessa doença, que é uma doença extremamente mortal, a que mais mata no nosso Estado, oferecendo à população um tratamento moderno, eficaz e que reduz mortalidade”, assinala o médico Alexandre Karbage, chefe do setor de Cardiologia do HM, que recebeu 91 dos 147 pacientes trombolizados. “Estamos cada vez mais animados para que esse programa cresça e nós possamos expandir ainda para mais cidades o uso do trombolítico no tratamento do infarto agudo do miocárdio”, conclui.

Como funciona o tratamento
O infarto agudo do miocárdio ocorre quando a artéria que irriga o coração sofre obstrução. O sangue não consegue levar oxigênio para o coração e o músculo cardíaco entra em necrose (morre). O medicamento trombolítico desfaz a obstrução e a circulação no coração volta a acontecer, interrompendo o infarto. O ataque cardíaco é uma ocorrência grave, que está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. No entanto, quanto mais rápido o atendimento médico, maiores serão as chances de sobrevida.

O tratamento trombolítico é realizado por 19 UTIs móveis e UTI aeromédica, que dão cobertura aos 129 municípios de atuação do SAMU 192 Ceará, abrangendo uma população de aproximadamente 6,5 milhões de pessoas. A incorporação do trombolítico pode reduzir em 17% o número de óbitos por infarto. A aquisição do medicamento ao longo desse período custou R$ 1,02 milhão.

Os pacientes recebem o tratamento já na ambulância, uma vez que o trombolítico é de fácil e rápida administração no veículo – apenas uma ampola é suficiente. Além disso, o uso precoce do medicamento reduz as chances de o infartado apresentar sequelas como a insuficiência cardíaca, que obriga o paciente a tomar medicamentos por toda a vida. Ou seja, além do benefício à população, a medida diminui o valor gasto com a compra de medicamentos que seriam utilizados em casos com sequelas. Estudo sobre a utilização de trombolítico em casos de infarto agudo do miocárdio pelo SAMU 192 Ceará foi selecionado para apresentação no 13º Congresso Internacional Rede Unida, que acontecerá de 30 de maio a 2 de junho de 2018, em Manaus (AM).