Inclusão: curso capacita em desenvolvimento neuropsicomotor na infância

27 de março de 2018 - 14:37 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

Profissionais do Núcleo de Estimulação Precoce da Policlínica Regional Dr. José Correia Sales, em Caucaia, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e creches do município participam nesta quarta-feira, 28 de março, do Curso Interdisciplinar Estratégia para Disseminação da Metodologia das Redes de Inclusão – Unicef, das 8 às 17 horas, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza. Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e destinado a profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, o curso aborda a metodologia e os produtos gerados pelo projeto Redes de Inclusão para a estimulação no ambiente domiciliar e escolar de crianças com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor.

O projeto Redes de Inclusão foi concebido com base nas demandas dos territórios em relação ao crescente número de crianças afetadas pela infecção do vírus zika, especialmente da Região Nordeste, e em uma pesquisa realizada com familiares e profissionais de saúde dos serviços especializados e no amplo diálogo com gestores de saúde, educação e assistência social, organizações não governamentais, universidades e conselhos.

Seu objetivo foi elaborar e implementar uma metodologia de intervenção para a atenção integral e humanizada de mulheres gestantes, famílias e cuidadores de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências, com base na união de esforços de várias instituições governamentais e não governamentais a fim de apoiar ações que beneficiam diretamente essas pessoas. A estratégia foi desenvolvida inicialmente em Recife e Campina Grande, municípios com alto risco para a infecção pelo vírus Zika e entre os mais críticos em relação aos números de casos de microcefalia.

O curso sobre estratégias para estimulação de crianças com alterações no desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar foi elaborado para a qualificação de profissionais de saúde, educação e assistência social, visando a atenção integral e integrada às crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências, nos serviços especializados e na atenção básica das políticas sociais.

O apoio às famílias e aos cuidadores de crianças com alterações no desenvolvimento no ambiente domiciliar é uma estratégia poderosa, que contribui com o tratamento terapêutico da criança, o planejamento e o acompanhamento da criança e da família, além de favorecer o fortalecimento das competências familiares para o pleno desenvolvimento da criança, numa ação conjunta entre os profissionais de saúde, educação, assistência social e a família.

Depois de Caucaia, o curso será replicado pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (ATSCAM), Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac), da Secretaria da Saúde do Ceará, para capacitação de profissionais e gestores dos municípios prioritários, onde os casos de microcefalia são mais recorrentes – Fortaleza, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Núcleos de Estimulação Precoce

O Governo do Ceará implantou os Núcleos de Estimulação Precoce nas 19 policlínicas regionais da rede pública do Estado, em parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa proporcionou a descentralização do atendimento das crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, uma ação pioneira no Brasil. O serviço tem equipes multiprofissionais, compostas por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e enfermeiro, que foram capacitadas e acompanhadas pelo Nutep no atendimento das crianças e suas famílias.

A implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas 19 policlínicas regionais faz parte do Programa Mais Infância Ceará, dentro do pilar Tempo de Crescer, que consiste na construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. A ação é modelo para o Brasil e para o mundo. Representantes do Unicef visitaram o Ceará para conhecer a iniciativa e replicar em países da África. Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado apresentaram a experiência do atendimento multiprofissional e descentralizado no Ceará ao Ministério da Saúde, que considera exemplo para o país.