HGCC recebe quarta turma de residentes multiprofissionais

27 de março de 2018 - 16:47 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - Wescley Jorge ascom@hgcc.ce.gov.br / (85) 3101.5323

alt

Já é a quarta turma de residentes multiprofissionais a ingressar no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. Atualmente, 28 profissionais, 14 do primeiro ano e 14 do segundo, realizam mais uma etapa de formação em um hospital que tem tradição no ensino e pesquisa. Na solenidade de recepção da Residência Integrada em Saúde (RIS), realizada na segunda-feira, 26, os novos participantes puderam conhecer um pouco sobre a estrutura hospitalar e saber sobre a atuação em suas respectivas áreas.

alt

A diretora administrativa do HGCC, Solange Paiva, ressaltou em suas palavras de acolhimento a importância do Hospital César Cals, o pioneirismo dos serviços, como a cirurgia cardíaca e bariátrica, e a tradição no ensino no hospital mais antigo da rede estadual, que em 2018 completa 90 anos. Em seguida, as coordenações de serviços, como Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia, que estão relacionados diretamente com a residência, foram apresentadas, como forma de integrar a nova turma às rotinas já praticadas na unidade.

alt

Na oportunidade, os novos residentes também puderem conhecer seus preceptores, os quais ficarão responsáveis pelos dois anos de atuação do programa de residência no HGCC. Além disso, cada novo residente será de responsabilidade dos atuais, que já estão inseridos no serviço. “Queremos que haja uma parceria entre os que já estão atuando e os que estão chegando, para que o serviço seja uniformizado e padrão em todas as áreas de atuação”, disse Lorena Landim, coordenadora local.

alt

Cada residente recebeu uma pasta personalizada que é o primeiro material de trabalho, contendo material próprio como a Missão do Hospital, para que eles possam conhecer sobre os valores do HGCC e seu compromisso na promoção da saúde terciária de alta complexidade, regimento da residência, e escala de atuação em seus serviços na unidade. Após a solenidade, os residentes já foram direcionados para início de suas atribuições. Para atuação no programa do HGCC, os residentes passam por seleção anual promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará. O programa tem duração de dois anos.