Oficina planeja participação das CRES em projetos de reforma da saúde

14 de março de 2018 - 16:43 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel / (85) 3101.5221 / 3101.5220 Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

alt

Incluir todas as 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) do Ceará na implementação dos novos projetos para o setor no Estado. Esse é o objetivo da Oficina para Construção do Plano de Desenvolvimento Regional, realizada na segunda e terça-feira, 13 e 14 de março, em Fortaleza. Em 60 dias, a Coordenadoria das Regionais de Saúde (CORES) da Secretaria da Saúde do Ceará apresentará um plano de participação. “Estamos conversando com as diversas áreas da Secretaria para entender quais projetos prioritários incidem nas regiões de saúde”, explicou o coordenador da CORES, Moacir Tavares, no encerramento.

A Secretaria da Saúde está trabalhando para melhorar a qualidade e a eficiência do sistema de saúde. Essa mudança vem sendo planejada desde o ano passado com a colaboração do médico, consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ex-ministro da Saúde do País Basco, Rafael Bengoa. Ele integra a equipe de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iniciada em março de 2017. “O foco é em vez de a gente pensar em políticas de saúde, é pensar saúde em todas as políticas”, pontuou o secretário-adjunto Marcos Gadelha, que falou durante a oficina sobre “A Reforma da Saúde no Estado do Ceará”.

alt

A segunda fase do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes II) será objeto de contrato de financiamento pelo BID, com execução a partir deste ano. As equipes trabalham com consultores do BID na preparação dos dez projetos estratégicos que integrarão o Proexmaes II. A meta é promover a melhoria da qualidade dos serviços em saúde, envolvendo investimentos em Tecnologia da Informação, capacitação de gestores e técnicos e a acreditação das unidades de saúde.

alt

“A consciência do grupo é que a oficina é o marco zero do processo de planejamento integrado da Secretaria da Saúde”, avaliou o coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Russas, Israel Guimarães Peixoto. “A iniciativa vai dar empoderamento às CRES para a implementação das políticas de saúde nas regiões e resgatar o exercício coletivo de trabalhar com a matriz de GPR – gestão pública por resultados”, acrescentou. “O processo de planejamento visa resgatar a importância dos coordenadores regionais como agentes políticos que representam a Secretaria nas regiões de Saúde”, concluiu Israel. Durante a reunião, houve degustação de produtos regionais que cada profissional levou para representar sua região.