CIDH orienta pacientes sobre rotina de tratamento do diabetes

14 de março de 2018 - 10:11 # # # #

Assessoria de Imprensa – IPC / CIDH/ Lacen - Suzana de Araújo Mont'Alverne / (85) 3101-1488 / suzana.alverne@lacen.ce.gov.br

Foco na educação para uma melhor qualidade de vida da pessoa que convive com o diabetes. É com esse objetivo que o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realizará nesta sexta-feira, 16 de março, às 8 horas, o segundo encontro com atividades educacionais voltadas aos novos e antigos pacientes. No evento, que acontecerá no auditório do CIDH, especialistas ressaltarão a importância da assistência aos pacientes com essa doença crônica.

“A boa condição de vida está diretamente associada ao entendimento que o diabético tem sobre a doença, e isso inclui o acompanhamento regular, por isso a presença de todos é valiosa”, diz Adriana Forti, diretora do CIDH. A iniciativa faz parte de uma série de eventos que serão realizados neste ano em comemoração aos 30 anos do Centro Integrado.

A equipe multidisciplinar abordará diversos temas, como os cuidados com a alimentação; a importância da monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia, além dos cuidados com os pés e saúde bucal, assim como com a administração dos medicamentos.

O primeiro encontro aconteceu no dia 21 de fevereiro e contou com a participação de 63 pacientes. O momento foi marcado por muitos esclarecimentos e depoimentos, tanto dos profissionais quanto dos pacientes. “Esperamos obter o mesmo ou mais sucesso nessa edição. A ação fortalece o elo entre o paciente e o profissional”, enfatiza Adriana.

Atendimento

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão é referência de nível secundário no atendimento a pessoas com diabetes e hipertensão arterial no Estado. Para a primeira consulta na unidade, o paciente é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Inicialmente, é atendido pelo setor de enfermagem, onde tem o histórico, além da aferição da pressão arterial, medição de altura e peso, verificação da glicemia capilar e logo é encaminhado para o médico.

A depender da complicação que o paciente apresenta, ele poderá ser visto pelo clínico ou pelo especialista (cardiologista, nefrologista, vascular, neurologista, oftalmologista). Também será encaminhado ao nutricionista, para orientações sobre os hábitos alimentares, e ao fisioterapeuta, caso haja necessidade. Os pacientes também são atendidos na atenção primária, já que a consulta no CIDH é complementar ao tratamento na atenção primária em saúde. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 7 às 16 horas.