Livro sobre experiência do Ceará no enfrentamento ao Zika Vírus é lançado

Thiago Sampaio Repórter
Hickmann Rocha - Fotos

alt

“A experiência do Estado do Ceará no enfrentamento à síndrome congênita do Zika Vírus”, iniciativa é do Governo do Ceará, em parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) da Universidade Federal do Ceará (UFC), não só foi pioneira e bem sucedida, como rendeu um livro com este nome. O lançamento oficial aconteceu nesta quarta-feira (7), na Galeria do Palácio da Abolição, com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, com foco no desenvolvimento infantil.

“É um momento de agradecer todos os parceiros. O Nutep vem realizando um trabalho há 30 anos pela UFC para as criancas com microcefalia ou paralisia cerebral, famílias que não têm condição de pagar tratamento. Muitas eram do interior. Daí surgiu a necessidade dos núcleos em cada região. O Estado selecionou equipemultiprofissional. Abriu um leque de opções para criancas, algumas que nem estão com doenças congênitas, mas precisam desse apoio. Quero agradecer nosso governador Camilo Santana por destinar esses recursos para este serviço. Ele reconhece a importância das nossas crianças”, disse a primeira-dama.

A publicação conta sobre a implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce (NEP) em 19 policlínicas do Ceará, proporcionando a descentralização do atendimento das crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ação pioneira no Brasil. Atualmente, este serviço do Estado atende 713 crianças, sendo 120 com microcefalia. Equipes multiprofissionais, compostas por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e enfermeiro, foram capacitadas e acompanhadas pelo Nutep para o atendimento das crianças e suas famílias.

O reitor da UFC, Henry Campos, destacou a vontade de todos os envolvidos para que a experiência fosse colocada em prática. “É gratificante para nós cearenses ver que partimos na frente, exercitando a vontade política, empenhando a competência de nossos profissionais da saúde. O livro que aqui está sendo lançado há de inspirar outras unidades a agirem com a mesma destreza e determinação. No Ceará, o Zika Vírus se deparou com um antídoto poderoso, o trabalho através do Governo do Ceará e o Nutep. As 120 páginas narram a luta que, desde o prólogo, ressalta a ideia do governador Camilo santana em prol das criança em situação de risco, junto à sensibilidade da Primeira Dama, que mobilizou a UFC na causa”.

O secretário da Saúde, Henrique Javi, ressaltou o desejo pela continuidade de projetos semelhantes. “Esse momento denota uma ação que foi gestada num diálogo simples e objetivo. Quero deixar meu agradecimento sincero, pois a marca da intersetorialidade do Governo está explícita nesse projeto. Cuidar das nossas crianças nos deixa ansiosos para uma série de políticas públicas. Antes desses Núcleos de Estimulação Precoce, algumas crianças tinham que percorrer cerca de 500km. As faltas eram cada vez mais frequentes. Além da proximidade, permitiu qualidade. Trata-se de uma grande corrente social para acolher essas famílias”.

Estiveram também presentes na solenidade a secretária de Justiça, Socorro França; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; a secretária adjunta da Educação, Márcia Campos; a secretária adjunta do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luciene Rolim; a presidente do Nutep, Rita Brasil; o diretor do Nutep, Lucivan Miranda; o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida; o coordenador da Unicef no Ceará, Rui Aguiar; o vereador Acrísio Sena; entre outras autoridades.

alt

Mais Infância Ceará

A iniciativa da implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas 19 policlínicas do Estado faz parte do Programa Mais Infância Ceará dentro do pilar Tempo de Crescer, que consiste na construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

A ação é modelo para o Brasil e para mundo. Representantes do Unicef visitaram o Estado para conhecer a iniciativa e replicar em países da África. Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado apresentaram a experiência do atendimento multiprofissional e descentralizado no estado no Ministério da Saúde, que considera exemplo para o país.

Serviço

A Experiência do Estado do Ceará no enfrentamento à síndrome congênita do Zika Vírus – Faça o download do livro aqui.