Hemoce atenderá doadores de sangue no Renascer

8 de fevereiro de 2018 - 09:05 # # # #

Assessoria de Imprensa do Hemoce - Natássya Cybelly
(85) 3101.2308 / asscom@hemoce.ce.gov.br

alt

Nos próximos dias 11, 12 e 13, voluntários poderão doar sangue e fazer o cadastro de doador de medula óssea no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, renova a parceria com a Comunidade Católica Shalom e participa pelo décimo sexto ano do retiro de carnaval Renascer. O posto de coleta ficará próximo à entrada do portão principal do ginásio poliesportivo, onde funcionará das 9 às 17 horas com capacidade para receber até 100 bolsas de sangue por dia. Havéra coleta de sangue também no Renascer de Juazeiro do Norte e Quixadá. Nas cidades de Juazeiro do Norte e Quixadá também haverá coleta de sangue no Renascer.

As doações ajudarão a reforçar o estoque para o período do carnaval. “Nos feriados prolongados é importante aumentar o número de doações para manter o estoque satisfatório para qualquer eventualidade. Por isso a gente convida as pessoas que vão participar do Renascer e aquelas que vão ficar em Fortaleza durante o feriado para ser solidário e doar sangue”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. No interior do estado, em Juazeiro do Norte, os doadores poderão realizar à doação de sangue no Ginásio Poliesportivo nos dias 12 e 13 de fevereiro das 8h às 17h. Em Quixadá a coleta acontece no dia 13 de fevereiro no Colégio Valdemar Alcantâra das 8h às 14h.

Em 16 anos, o Hemoce coletou 3.583 bolsas de sangue no Renascer. “A gente só tem a agradecer a Comunidade Católica por mais uma vez dar ao Hemoce a oportunidade de montar um posto de coleta no evento e manter essa parceria que nos ajuda a salvar vidas”, fala Nágela Lima. No carnaval, que ocorre este ano no período de 10 a 13 de fevereiro, a população pode doar também no Posto de Coleta do Hemoce no IJF, das 13 às 17h30. A sede do Hemoce em Fortaleza e os hemocentros do interior do estado funcionam normalmente até o sábado de carnaval, dia 10, e reabrem na quarta-feira de cinza, 13, a partir do meio dia.

Com a solidariedade da população cearense, o Hemoce ajuda a salvar vidas de pacientes que necessitam de transfusão de sangue e transplante de medula óssea. O sangue doado nos postos do Hemoce é distribuído para mais de 450 unidades de saúde do Ceará, atendendo cerca de 8 milhões de cearenses nos 184 municípios do Estado.

Doe sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O termo está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).