Acompanhantes se preparam para carnaval em oficina de artesanato

6 de fevereiro de 2018 - 16:22 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Geral Waldemar Alcântara - Luciana Castro
(85) 3216-8393

alt

No Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara, hospital do Governo do Ceará,  o cuidado não fica restrito aos pacientes. A atenção e o carinho se estendem também aos acompanhantes. Para aliviar o clima da internação e a preocupação em ter um ente querido hospitalizado o Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) do hospital realiza semanalmente oficinas de artesanato. Na última edição os acompanhantes confeccionaram adereços para o Carnaval.

Para Leane Paiva, que acompanha sua bebê internada no hospital há pouco mais de um mês, a oficina é uma oportunidade para pensar em algo diferente “dos problemas”. “Eu sempre venho para os encontros, é excelente para gente se distrair, relaxar. Quando chega uma mãezinha nova eu convido para participar também. E hoje com o tema de carnaval a gente fica feliz, né? A fantasia deixa as coisas mais alegres”, explica.

alt

A diretora geral do HGWA, Fernanda Netto, afirma que dar importância aos acompanhantes faz parte da atenção à saúde e, por isso, também faz parte da missão do HGWA. “O cuidado digno em saúde também passa pelo acompanhante. Momentos como esse, mesmo que breves, dão mais leveza à rotina. Quando os acompanhantes estão bem facilita até as atividades da equipe da assistência. O estresse atrapalha muito”, diz.

Acompanhar Faz Bem

O projeto “Acompanhar Faz Bem” é uma iniciativa da Comissão de Segurança do Paciente (Cosep) e desenvolvida pelo Nugesp do hospital. A proposta surgiu da necessidade de diminuir a ociosidade dos acompanhantes. As oficinas acontecem uma vez por semana nos turnos da manhã e da tarde. A cada edição participam cerca de 35 acompanhantes e os temas variam. O projeto está em prática desde julho de 2017.