Profissionais debatem sobre Avaliação de Tecnologia em Saúde
11 de dezembro de 2017 - 11:30
A Secretaria da Saúde do Ceará realiza nesta segunda, 11, e na terça-feira, 12, Oficina de Elaboração de Parecer Técnico-Científico. Das 8 às 18 horas, profissionais de saúde estarão reunidos no Núcleo de Atenção Médica Integrada da Unifor (Nami), compartilhando conhecimento na elaboração de Parecer Técnico Científico (PTC) e construindo um modelo estadual. A oficina faz parte do cronograma de atividades do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Sesa (NATS).
“A oficina proporcionará a possibilidade de construir uma rede estadual em Avaliação de Tecnologia em Saúde através dos NATS, fortalecendo a elaboração de PTC, assim como de Protocolos e Diretrizes Clínicas, os quais serão ferramentas para a gestão e orientadores do poder judiciário nas tomadas de decisão”, explica Angela Mapurunga, coordenadora do NATS/ Sesa.
Durante os dois dias, o palestrante Wilson Follador, doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, discutirá com os profissionais sobre os métodos gerais para elaboração de PTCs, sob aspectos da medicina baseada em evidência e farmaeconomia, além de análise decisória baseada em multicritérios e introdução ao Value-Based Healthcare, que apoia a gestão da saúde, gestão clínica e tomada de decisões de saúde.
De acordo com Angela, o objetivo da oficina é promover conhecimento básico para que profissionais possam empreender avaliações de tecnologia em saúde, visando dar suporte para tomada de decisão sobre incorporação ou desincorporação de tecnologias em saúde. “Entendemos que a participação de todos, de forma transparente e compartilhada, torna mais efetivo o projeto, o qual é fundamental para gerar satisfação aos nossos usuários, assim como sustentabilidade ao nosso sistema de saúde”, afirma.