Ceará apresenta balanço de ações adotadas no enfrentamento às arboviroses

8 de dezembro de 2017 - 18:20

Nesta sexta-feira, 8, como parte da programação do Dia de Mobilização Nacional no Combate ao Mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde do Estado, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika e a Prefeitura de Fortaleza promoveram um encontro nesta manhã, em Fortaleza, onde foi apresentado o balanço das ações adotadas pelo Governo do Ceará. A reunião teve a presença do Subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde Leonardo Alcântara, do secretário da Saúde Henrique Javi e do coordenador do Comitê Caio Cavalcanti.

“A intersetorialidade, a compreensão de fazer chegar em cada cidadão do Ceará, esse processo de combate ao Aedes só acontecem dessa maneira, quando todos os recursos do poder público, como por exemplo, a Educação, a Infraestrutura, o Meio Ambiente, se reúnem com a sociedade nesse engajamento contra o mosquito. Se o mosquito não desiste da gente, por que nós vamos desistir dele?”, ressalta Henrique Javi, Secretário da Saúde do Ceará.

“O slogan do Estado do Ceara é ‘Todos contra o mosquito’ e essa é a perspectiva que o Governo vem adotando, todos os setores unidos, realizando ações. E o Comitê procurando integrar, articular e fomentar essas ações para que elas sejam desenvolvidas, a partir dos indicadores epidemiológicos e entomológicos, para que a gente possa enfrentar esse mosquito, enfrentar essas doenças”, fala Caio Cavalcanti, coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya.

O estado tem se destacado nas ações estratégicas de combate ao mosquito, no enfrentamento às arboviroses e no engajamento dos municípios para combater o Aedes aegypti. O número de pessoas capacitadas para atuar em brigadas de combate ao mosquito cresceu 312% em relação a 2016. No ano passado, esse número foi de 3.171 e, neste ano, já alcançou 13.090 pessoas. A quantidade de médicos capacitados para o manejo clínico das arboviroses chegou a 246 em 48 municipios. Numa parceria com a Enel, o Governo do Ceará treinou 477 leituristas para identificar locais propícios à proliferação do mosquito.

Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)

Além disso, em 2017, a adesão de municípios ao 3° Ciclo anual do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) cresceu e os indicadores melhoraram.  No ano passado, o levantamento foi realizado em novembro por 111 municípios (60% do total de 184 cidades), 12 estavam em situação de risco, com alta infestação, o equivalente a 10,81% da amostra. Em 2017, dos 181 municípios (98,36% do total) que realizaram o 3º Ciclo do LIRAa em novembro, oito estão em situação de risco, 4,41% da amostra.

O LIRAa é um método amostral que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos de maneira rápida. Ocorre em quatro etapas: planejamento com definição da amostra, execução da pesquisa, análise e avaliação dos resultados. Municípios que possuam mais de 2.000 imóveis na zona urbana estão aptos a realizar o Levantamento. Pelo LIRAa, estão em situação de risco municípios com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4% dos imóveis. O Ministério da Saúde preconiza a realização de três levantamentos anuais, nos meses de abril, julho e novembro.
Incentivo do Estado

Incentivo Todos Contra o Mosquito

O Governo do Ceará estabeleceu seis critérios a serem cumpridos pelos municípios até dezembro deste ano com o objetivo de reduzir os casos de arboviroses no Estado. As cidades que cumprirem todos esses requisitos vão  ratear o incentivo de 10 milhões de reais, instituído em 12 de junho deste ano, pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde, Henrique Javi. Entre esses critérios está a cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município nos ciclos 4, 5 e 6.

Todos os 184 municípios cearenses realizaram o 5º ciclo de visitas domiciliares. Por esse levantamento, seis municípios apresentaram alta infestação, 55 média infestação e 123 baixa infestação. Atualmente está sendo realizado o 6º ciclo de visitas domiciliares. Pelo critério de cobertura mínima das visitas domiciliares, 165 municípios estão com cobertura acima de 80% dos domicílios, 14 com cobertura entre 50% e 80% e cinco com cobertura até 50% dos domicílios.

O objetivo desse monitoramento é reduzir os índices de arboviroses em 2017, doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. O Estado também conta com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, criado em 2015, pelo governador.

Foto: José Wagner/ Governo do Ceará

Radene Fortaleza
Jornalista do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika

Núcleo de Comunicação