Seminário reúne profissionais de saúde em defesa do SUS

10 de novembro de 2017 - 19:09

No auditório lotado, com boa parte dos presentes de pé, os funcionários do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará, viram na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, o Seminário em Defesa do HM, organizado pela direção da unidade, ganhar corpo e se transformar em um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um sistema que funciona”, disse o secretário-executivo do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso, último palestrante do seminário. “Sabemos que a saúde tem muitos defeitos, mas é preciso olhar para trás e ver como era”, provocou, com uma ressalva: “a crise na saúde não é uma crise do Ceará, é uma crise do mundo inteiro”.

alt

O seminário, que também teve a participação do secretário adjunto da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, foi aberto pelo diretor geral Frederico Augusto de Lima e Silva, que apresentou um histórico do Hospital de Messejana, inaugurado em 1933 como um centro privado para o tratamento de doentes tuberculosos, por iniciativa dos médicos João Otávio Lobo, Lineu de Queiroz Jucá e Pedro Augusto Sampaio. Depois de adquirido pelo Instituto de Previdência do Ceará (IPEC), passar ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), depois Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e, por fim, a Secretaria da Saúde do Ceará, o HM é hoje uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, referência no transplante cardíaco de adultos e crianças.

alt

Os números apresentados pelo diretor Frederico Lima e Silva são expressivos. O HM tem 415 leitos fixos, seis UTIs com 70 leitos e 3.150 funcionários, dos quais 615 médicos. Realiza anualmente 7 mil atendimentos de emergência, 5 mil consultas ambulatoriais, 800 procedimentos hemodinâmicos, 170 procedimentos cirúrgicos e 800 internações. “Nada mal para quem abriu com 20 leitos para receber tuberculosos”, comentou o diretor do HM. Em seguida, o secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, expôs sobre a visão de futuro da saúde no Ceará no século XXI, a agenda estratégica que está sendo finalizada com propostas para superar o desafio da oferta universalizada de saúde com qualidade.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara