Fórum planeja mesa regional de negociação no Sertão Central

20 de outubro de 2017 - 14:32

O Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde realiza nesta segunda-feira, 23 de outubro, sua segunda edição, em Quixadá, dessa vez para gestores e trabalhadores da saúde, da Macrorregião de Saúde do Sertão Central. Realizado em setembro em Aracati, para a Macrorregião de Saúde do Litoral Leste, o fórum faz parte das atividades do projeto Apoio à Implementação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS como Estratégia de Fortalecimento da Gestão do Trabalho no SUS, que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) começa a desenvolver nas cinco macrorregiões de Saúde. Faça aqui sua inscrição.

A Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENPSUS-CE), instância paritária que reúne gestores e trabalhadores para negociar as reivindicações e conflitos nas relações de trabalho, pactuou em 2013 a criação do grupo de trabalho intitulado “GT Regionalização de Mesas de Negociação Permanente do SUS”, que foi institucionalizado pela Secretaria da Saúde do Ceará. O GT funcionou pelo período de um ano e teve como principal produto a construção do documento “Diretrizes para implantação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS”.

A experiência foi submetida ao concurso “Prêmio Inova SUS 2015 – Gestão do Trabalho em Saúde”, iniciativa do Ministério da Saúde que objetiva identificar, reconhecer, valorizar e incentivar projetos e experiências inovadoras em Gestão do Trabalho em Saúde no âmbito do SUS. Com a conquista da quarta colocação no país, a experiência deu origem ao projeto que a Coordenadoria de Gestão do Trabalho em Saúde (CGTES/ Sesa) começa a implementar em cinco regiões de Saúde.

O projeto objetiva contribuir para a democratização das relações de trabalho por intermédio do fortalecimento e ampliação dos espaços de negociação e do diálogo nas regiões de saúde de Crato, Icó, Aracati, Sobral e Itapipoca, contribuindo para o aprimoramento da política pública de saúde. As condições de trabalho e o processo de gestão do trabalho, objeto da atuação das mesas permanentes de negociação do SUS, são reconhecidamente aspectos essenciais da melhoria do atendimento à população e cumprimento das metas de humanização e acesso do SUS.

Serviço:
Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde
Macrorregião de Saúde do Sertão Central
Data: 23 de outubro de 2017
Hora: 8 às 17 horas
Local: Unicatólica de Quixadá
Endereço: Rua Juvêncio Alves, 660 – Centro, Quixadá

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara