Combate ao sarampo no Ceará concorre a prêmio nacional de epidemiologia
29 de junho de 2017 - 19:52
Trabalho sobre o enfrentamento da epidemia de sarampo no Ceará entre 2013 e 2015 concorre a premiação na 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), de 27 a 30 de junho. O trabalho foi apresentado na quarta-feira, 28 de junho, em Brasília, pela coordenadora de Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Ceará, Daniele Queiroz, na mostra do eixo das doenças imunopreveníveis. A secretaria de saúde vencedora do prêmio de R$ 50 mil será anunciada no encerramento da 15ª Expoepi.
O Ceará foi declarado livre do sarampo em 2016, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013 e que durou 20 meses, com 1.052 casos confirmados em 38 municípios, até julho de 2015. O fim da transmissão do vírus do sarampo no Ceará foi anunciado em 24 de setembro de 2015 pelo governador Camilo Santana e o então ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Logo no início da epidemia, o Ceará adotou estratégias de vacinação para imunizar a população, controlar e interromper o surto de sarampo. Destacam-se a vacinação em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana. Em fevereiro de 2014, foi iniciada a campanha nos 184 municípios do Estado: a vacinação da população de risco, reorientação e sistematização das ações de bloqueio e varredura. Entre março e junho de 2015, realizou-se a intensificação vacinal na população de 5 a 29 anos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga. O município de Paracuru realizou a intensificação da vacinação na população de 5 a 39 anos. Os municípios de Caucaia, Fortaleza, Itaitinga e Paracuru intensificaram a vacinação contra o sarampo até o dia 20 de agosto de 2015.
Para buscar a população suscetível, sem antecedente vacinal, Caucaia e Fortaleza realizaram a vacinação casa a casa em toda a área da unidade de saúde de referência, iniciando pela rua de residência do caso confirmado ou suspeito de sarampo em até 30 dias anteriores e em áreas de baixa cobertura vacinal. Desde março, quando iniciou a intensificação da vacinação contra o sarampo, o município de Caucaia recebeu o apoio técnico e logístico da Secretaria da Saúde do Estado, e, do dia 8 de junho a 4 de julho de 2015, contou com o apoio de 64 vacinadores e frota de veículos e motoristas da Sesa, realizando a vacinação casa a casa nos conjuntos e bairros que confirmaram casos de sarampo ou apresentam casos suspeitos em investigação.
Com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a Sesa realizou uma segunda varredura no período de 27 de julho a 22 de agosto de 2015, a fim de interromper a transmissão do vírus do sarampo nos municípios de Caucaia e Fortaleza, com 71 vacinadores nos dois municípios.
Expoepi
A Expoepi é reconhecida como importante evento de divulgação dos serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a Saúde Pública. Este ano, o evento espera um público de aproximadamente 2.500 participantes.
Criada em 2001, a Mostra promove a atualização técnica e a capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes da vigilância em saúde, como a prevenção e controle das doenças transmissíveis, resposta às emergências de importância para a Saúde Pública, vigilância das doenças crônicas e agravos não-transmissíveis, vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador. Ao longo de sua história, foram quase seis mil trabalhos submetidos, com 182 experiências premiadas e mais de 15 mil participantes nas edições do evento.
Os prêmios desta edição, regulamentados por edital público, totalizam R$ 969 mil e, em todas as categorias, serão premiados os três primeiros colocados. Serão premiadas as experiências bem-sucedidas dos serviços de saúde; os trabalhos técnico-científicos no âmbito de programas de pós-graduação dos profissionais que atuam no SUS e experiências bem-sucedidas conduzidas pelos movimentos sociais que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara