Secretaria da Saúde debate sobre controle de tabagismo e saúde mental
9 de agosto de 2016 - 19:31
O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. É responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Para debater sobre os desafios e perspectivas da abordagem e acompanhamento do fumante na atenção básica em saúde, com foco na saúde mental, a Secretaria da Saúde do Estado, através do Núcleo de Atenção à Saúde Mental (Nusam), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde, realizará no próximo dia 29, o II Ciclo de Debates – Diálogos em Saúde Mental. O encontro ocorrerá no Auditório Waldir Aarcoverde, das 9 às 12 horas, com a participação de profissionais da Atenção Primária, trabalhadores da Sesa, usuários do SUS, estudantes, Ministério Público e conselhos municipais e estaduais de saúde.
O ciclo de debates terá como palestrantes as técnicas Eurice Marques e Liliane Porto, da Coordenadoria Estadual do Tabagismo, que ministrarão palestra com o tema “Políticas Públicas do controle do Tabaco: até onde avançamos?”. De acordo com Eurice Marques, é importante incentivar a implantação de programas antitabagismo nas unidades de atenção psicossocial. “O tabagismo é porta de entrada para o uso de outras drogas. É importante inserir, transformar os CAPS para também ofertar o tratamento contra o tabagismo”, ressalta.
Durante a palestra, será apresentado como funciona o Programa de Controle do Tabagismo e outras ações do Governo do Estado para promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao fumo. O Ciclo de Debates – Diálogos em Saúde Mental é realizado uma vez ao mês.
Programa de Controle do Tabagismo
Para quem quer deixar de fumar, na rede pública do Governo do Estado, há duas unidades referências no tratamento do tabagismo: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart e Centro de Saúde do Meireles, onde fumantes têm avaliação clínica e participam de abordagem mínima ou intensiva individual ou em grupo, além de acesso gratuito a terapia medicamentosa, quando necessária. Os pacientes são atendidos por uma equipe de profissionais especializados como médicos, enfermeiras e assistente social.
O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência. O telefone do programa é o (85) 3101-4062. Outra opção para fumantes que querem fazer o tratamento gratuito contra o tabagismo é o Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria da Saúde do Estado, que fica na Avenida Antônio Justa, 3113.
Mais informações com o Núcleo de Atenção à Saúde Mental (NUSAM/COPAS): (85) 3101-5276 / saudementalceara@gmail.com
Serviço:
II Ciclo de Debates – Diálogos em Saúde Mental
Dia: 29 de agosto de 2016
Horário: 9 às 12 horas
Local: Secretaria da Saúde do Estado (Auditório Waldir Arcoverde) – Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara