Encontro reúne gestores e profissionais em defesa do SUS
8 de agosto de 2016 - 20:15
Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa
Nesta segunda-feira, 8, profissionais e gestores da saúde participaram do Encontro em Defesa do Sistema Único de Saúde, no auditório da Secretaria da Saúde do Estado, realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE). O encontro tinha como proposta debater a estrutura do SUS e as estratégias para garantir a política de promoção e prevenção da saúde. Estiveram presentes o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, o secretário adjunto da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, e a secretária executiva da Saúde do Estado, Lilian Beltrão.

“A nossa principal função é de ajudar a concepção, a estruturação e a manutenção de uma política sanitária no País. A saúde tem que ser vista de uma forma integral. Nós não podemos trabalhar de forma alguma a política sanitária se ela não partir de quem está compondo e pra quem esse sistema foi feito”, ressaltou Henrique Javi. Para ele, a política pública de saúde vai muito além da política partidária: “o SUS não deve se misturar com política partidária, porque na hora da doença todos somos mais iguais”.

O secretário adjunto da Saúde do Estado destacou que a prioridade deve ser a promoção e prevenção à saúde. Segundo ele, “precisamos fortalecer o controle social e fazer o SUS de fato acontecer. Mais do que investir nas doenças, devemos investir na promoção da saúde e da vida, garantindo assim eficiência na utilização dos recursos públicos”.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ana Melo, afirmou que “o Sistema Único de Saúde é o maior patrimônio que o povo brasileiro tem, que é preciso abraçar e defender”. Antes das falas, no auditório, o pontapé inicial do Encontro em Defesa do Sistema Único de Saúde foi um ato público promovido no pátio da Sesa, com representantes de diferentes instituições.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara