Encontro reúne tutores da Estratégia Amamenta Brasil
2 de agosto de 2016 - 19:55
Como parte das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016, a Secretaria da Saúde do Estado promove nesta quarta-feira, 3 de agosto, encontro com os tutores da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil no Ceará. O encontro, que objetiva estimular os profissionais já qualificados a se empenharem na certificação de suas unidades básicas de saúde, terá a participação de técnicos da Sesa e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), do Ministério da Saúde. Os tutores são os profissionais de referência responsáveis por disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas suas respectivas unidades básicas de saúde. Esses profissionais são os pilares da estratégia e devem apoiar o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas unidades básicas, de forma contínua.
Na quinta-feira, 4 de agosto, a Secretaria da Saúde do Estado e a Prefeitura de Mucambo realizam a solenidade de certificação Unidade Básica de Saúde Sede III, naquele município. A UBS de Mucambo foi uma das cinco do Brasil e a única do Ceará certificada em 2015, por cumprir todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a certificação na Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. As novas certificações serão divulgadas ainda este ano e a expectativa é que sejam incluídos mais municípios cearenses na avaliação do Ministério da Saúde.
A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.
O Ceará realiza desde 2013 oficinas de formação de tutores e oficinas de trabalho, tendo como princípio a educação permanente em saúde e como base a metodologia crítico-reflexiva, que é desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, leituras e discussões de texto, troca de experiência, dinâmicas de grupo, conhecimento da realidade local, sínteses e planos de ação, na formação dos tutores. Já são 124 tutores distribuídos pelos municípios cearenses, formados em seis oficinas de formação de tutores. Trinta unidades básicas de saúde já realizaram as oficinas de trabalho e mais de 440 profissionais da atenção primária foram qualificados.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara