CEO em Cascavel é o primeiro serviço odontológico acreditado pela ONA

1 de julho de 2016 - 19:17

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Cascavel, da rede pública do Governo do Estado, é o primeiro serviço de odontologia certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Após a visita de certificação, nos dias 6 e 7 de junho deste ano, a equipe de avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) recomendou à ONA que o serviço seja reconhecido como Acreditado, nível de certificação atribuído a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Inaugurado em abril de 2013, o CEO Dr. Francisco Mansueto de Souza dá cobertura de atenção especializada em saúde bucal à população de 292,5 mil habitantes dos municípios de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus e Pindoretama, que formam a 22ª Região de Saúde. O CEO regional oferta serviços especializados de prótese, periodontia, ortodontia, endodontia e diagnóstico do câncer de boca, e ainda exames, como raio X e a panorâmica digital. Em 2015, a unidade realizou 13.140 atendimentos e, este ano, até maio, fez 3.912 atendimentos.

alt

A visita de avaliação do IBES destacou como pontos fortes do CEO em Cascavel a estrutura física, organização e ambiência; ouvidoria participativa; implantação de protocolos clínicos; comprometimento da equipe multidisciplinar; participação nas campanhas do Setembro Rosa, Novembro Azul e campanha de conscientização do câncer bucal; participação no Programa ECOELCE para, redução da conta de energia. A avaliação que resultou na acreditação tem como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

A acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação.  O Ceará tem cinco serviços certificados pela ONA, entre os 520 certificados em todo o Brasil. O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e o Hospital Geral Waldemar Alcântara, em Fortaleza, são Acreditados Plenos, enquanto o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) recebe agora a companhia do CEO regional em Cascavel como serviço Acreditado.

PMAQ-CEO

No ano passado o Ceará confirmou o maior número de CEOs do tipo III certificados com “desempenho muito acima da média” no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO), do Ministério da Saúde. Em todo o país somente 15 CEOs tipo III conquistaram a melhor avaliação de desempenho, seis deles no Ceará. Com a certificação, publicada no Diário Oficial da União, os CEOs regionais em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Russas, Sobral e Ubajara passam a receber integralmente o incentivo de R$ 19.250,00 mensais, referentes ao PMAQ-CEO.

Outros seis CEOs regionais em Camocim, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante foram certificados com “desempenho acima da média” e passam a receber 60% do incentivo, o equivalente a R$ 11.550,00. Ao todo, foram certificados no Ceará 72 CEOs, sendo 17 regionais construídos pelo governo do Estado e 55 municipais, de um total de 76 com adesão ao PMAQ-CEO.

Com 1.630 esquipes de saúde bucal implantadas pelos municípios, o Ceará garante acesso a cirurgiões dentistas no nível de atenção básica à saúde pelo SUS. A atenção especializada é garantida pelos Centros de Especialidades Odontológicas. O Ceará conta, atualmente, com 88 CEOs. Na rede estadual, além dos CEOs localizados em Fortaleza – CEO Centro, CEO Rodolfo Teófilo, CEO Joaquim Távora –, o Governo do Estado mantém 22 CEOs regionais em consórcios com os municípios.Os CEOs regionais construídos pelo governo do Estado e já em funcionamento integram a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, instituída pelo Ministério da Saúde em 2012 para levar atendimento integral e de qualidade às pessoas com necessidades especiais.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara