UPAs 24h fazem atendimento odontológico de urgência

26 de abril de 2016 - 16:53

Foto: Assessoria de Imprensa das UPAs

O servente Daniel Mendes, 20 anos, passou três dias sentindo fortes dores de dente. Ele não sabia que poderia ter o sofrimento amenizado na UPA da Praia do Futuro, localizada na Rua Júlio Silva, 440, próximo a creche Dom Aloísio Lorscheider. Morador da Lagoa do Coração, sempre que precisa de atendimento médico, ele vai à UPA, mas desconhecia o serviço de urgência odontológica. “Passei o final de semana sofrendo com dor de dente, até meu ouvido doía e apareceu uma bolha no céu da boca. Não sabia pra onde ir, foi meu primo que falou que na UPA tinha dentista para aliviar minha dor”, disse Daniel Mendes.

Assim como ele, muita gente ainda desconhece o serviço de urgência odontológica garantido nas UPAS da Praia do Futuro, Canindezinho e José Walter, do Governo do Estado, que juntas, somam 36.049 atendimentos. Funcionando 24h por dia, todos os dias da semana, até aos domingos e feriados, as UPAs têm cirurgião dentista de plantão, atendendo casos de urgência e emergência, por ordem de classificação de risco – os casos mais graves e aqueles que causam maior sofrimento aos pacientes são atendidos de imediato.

O servente Daniel Mendes recebeu atendimento rapidamente, fez a assepsia do local inflamado, drenou o abscesso, infecção causada por bactérias que se proliferam com a “morte” do dente), fez o procedimento endodôntico, início do tratamento de canal, e foi orientado a procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, para receber encaminhamento para um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e continuar o tratamento. “Eu não conhecia e agora vou indicar, quando souber que alguém está precisando de atendimento de urgência odontológica. O atendimento foi rápido, a doutora explicou tudo e aliviou minha dor. Agora, depois que estou livre da urgência da dor de dente,  vou procurar o posto para continuar o tratamento”, comentou.

Perfil

O coordenador dos serviços de odontologia das UPAS, Rômulo Medeiros, explica que os serviços de urgência odontológica das unidades atendem casos de infecção dentária, problemas de dor de dente (pulpite aguda), hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhe4cidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

Os casos de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, devem ser atendidos pela atenção básica dos municípios. “Nós atendemos exclusivamente o paciente que sofre com uma dor aguda, intensa, que começou recentemente e que de certa forma está incapacitando o paciente. Também atendemos alguns casos de trauma e pequenas fraturas, ocasionadas por quedas, por exemplo. Em alguns casos, os pacientes podem necessitar permanecer na UPA em observação, permanecendo por até 24 horas.”, complementa o cirurgião dentista.

O Serviço de Urgência Odontológica das UPA colabora também com a resolução de graves infecções buco-faciais de origem dental, nestes casos, os pacientes recebem o primeiro atendimento odontológico e acabam por ser regulados para a rede hospitalar onde outro profissional cirurgião-dentista acaba por conduzir um tratamento mais longo e por vezes com a realização de cirurgias sob anestesia geral.

UPAs com serviço de urgência odontológica 24h

UPA Praia do Futuro: Rua Júlio Silva, 440, próximo a creche Dom Aloísio Lorscheider
UPA Canindezinho: Rua 15, esquina com Rua José Dantas Vieira
UPA José Walter: Avenida Presidente Castelo Branco, ao lado da Chesf

Assessoria de Imprensa das UPAs
Jessica Fortes –  (85) 3195-2737 / 9 8970-7731/