Crato, Barbalha, Juazeiro e Sobral captam órgãos para transplantes

2 de setembro de 2015 - 20:19

Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, na macrorregião do Cariri, e Sobral, na macrorregião Norte, são os municípios do Ceará, além de Fortaleza, que realizam captação de órgãos e tecidos para transplantes, em oito hospitais notificantes de potenciais doadores – Hospital São Francisco de Assis e Hospital São Raimundo, no Crato, Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Santo Antônio, em Barbalha, Casa de Saúde Santo Inácio e Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral e o Instituto de Olhos de Barbalha são centros transplantadores de córnea e, no Crato, o Hospital São Raimundo realiza transplantes de rim.

A identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes é de responsabilidade das Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos (OPOs), que atuam de forma regionalizada. A OPO tem a atribuição de criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos nos hospitais de sua área de abrangência a possibilidade da doação de órgãos e tecidos. Em Sobral, a OPO funciona na Santa Casa, com abrangência em toda a macrorregião de saúde. No Cariri, a OPO funciona no HRC, unidade que faz o maior número de notificação de potenciais doadores e que mais efetiva doadores individualmente no interior do Estado.

Em 2014, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado recebeu 152 notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos dos hospitais notificantes do interior do Estado, o que representa 24,4% de todas as 623 notificações registradas no Ceará. Desse total, 65 foram feitas pelo HRC, 53 pela Santa Casa de Sobral e 30 pelo HRN. Os hospitais do interior efetivaram 20% dos 220 potenciais doadores notificados no Estado, 19 no HRC, 13 na Santa Casa de Sobral e 12 no HRN. Em 2015, os hospitais do interior fizeram 84 notificações de potenciais doadores de janeiro a agosto, 34 pelo HRC, 30 pela Santa Casa de Sobral, 17 pelo HRN e, os demais, pelos hospitais São Raimundo, São Vicente de Paulo e Santo Antônio. Já são 23 doadores efetivos este ano, 11 do HRC, sete da Santa Casa de Sobral e cinco do HRN.

O Ceará tem 62 hospitais notificantes, públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Ministério da Saúde. Há 18 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) formalizadas, 14 delas em Fortaleza, duas em Sobral e duas no Cariri. O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. Em seguida, os médicos comunicam à família a suspeita da morte encefálica, realizam os exames comprobatórios do diagnóstico, notificam o potencial doador à Central de Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), no Ceará a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, que repassa a notificação à OPO ou à CIHDOTT, que realizam entrevista para solicitar o consentimento familiar da doação dos órgãos e tecidos. Nos casos de recusa da doação, o processo é encerrado.

De janeiro a junho deste ano foram registradas no Ceará 64 recusas familiares (43%) em 150 entrevistas para captação de doadores de órgãos e tecidos realizadas no semestre. No período foram notificados 260 potenciais doadores. Desses, 84 foram doadores efetivos (19,0 por milhão da população) e 77 (17,4 pmp) tiveram órgãos transplantados. Para sensibilizar a população sobre a importância das doações para proporcionar vida nova às pessoas que aguardam um transplante foi instituído o Setembro Verde, referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes. No Ceará, o Setembro Verde será marcado pela iluminação em verde de monumentos e prédios públicos, a realização de cursos para profissionais que atuam na captação de doadores de órgãos e tecidos para transplantes e do II Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs), na segunda-feira, 21 de setembro.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara