Hospital Waldemar Alcântara é premiado em congresso internacional
21 de maio de 2015 - 19:14
O time de liderança da pediatria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) recebeu menção honrosa no Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde (QualiHosp), que ocorreu entre os dias 27 e 29 de abril no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. A pesquisa teve como tema a ¨Efetividade de Bundle de prevenção de pneumonia relacionada à assistência à saúde em unidade pediátrica de um hospital público secundário¨.
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são uma importante causa de morbimortalidade de pacientes internados em todo o mundo. Dentre os diversos tipos de IRAS, a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é uma das mais prevalentes em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e a Pneumonia Relacionada à Assistência à Saúde (PRAS) é uma das principais causas de IRAS em pacientes pediátricos internados em enfermaria.
O programa de medidas preventivas foi implantado em agosto de 2014, com o treinamento e a participação da equipe multidisciplinar da unidade de internação e aplicado a partir de setembro. Os componentes do Bundle foram: elevação da cabeceira a 30°, aspiração adequada de vias aéreas superiores, asseio da cavidade oral e profilaxia de úlcera péptica. Semanalmente, os pacientes elegíveis foram avaliados quanto à adesão aos itens do Bundle e mensalmente avaliadas as taxas de adesão global ao programa. Foram analisados também os casos de PRAS notificados na unidade, bem como as taxas de incidência mensal da mesma.
De setembro a dezembro de 2014, 227 pacientes foram elegíveis ao Bundle preventivo de PRAS na unidade pediátrica. Desses, 109 (48%) eram pacientes portadores de encefalopatia crônica não progressiva. Com relação à adesão global aos componentes do Bundle, verificou-se um aumento progressivo das taxas de adesão mensal durante os quatro meses (79%, 84%, 85% e 93%), com uma média de 86% no período analisado. Com relação ao número de casos de PRAS diagnosticados navunidade, verificou-se uma diminuição progressiva, iniciando com quatro casos (taxa de infecção de 2,87%) no primeiro mês e culminando com a erradicação da infecção no último mês.
De acordo com Carlos Nobre, coordenador médico da Clínica Pediátrica, ¨a motivação em realizar este estudo, foi a partir do número de casos de pneumonia hospitalar identificados no setor de pediatria do hospital e que, após os resultados da pesquisa, tem contribuído com a prevenção e diminuição de casos a médio e longo prazos¨, justifica.
Para a diretora geral do HGWA, Fernanda Netto, ¨esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho idealizado e posto em prática pela equipe assistencial com base nas dificuldades identificadas pelas vivências do dia-a-dia. A ação de otimização de recursos utilizada neste estudo ajuda a evitar que o paciente permaneça mais tempo internado e seja exposto às complicações relativas às infecções. A pesquisa ressalta as inovações do hospital e serve de incentivo às outras equipes assistenciais¨, explica.
QualiHosp
O QualiHosp possui 16 anos de existência sendo promovido pelo GVsaúde/ Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da FGV-EAESP. O evento contribui para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção científica sobre os serviços e sistemas de saúde, tendo como público-alvo pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde com interesse em qualidade e gestão de serviços e sistemas. Em todos os anos, são convidados palestrantes internacionais com o objetivo de ampliar as discussões e provocar um amplo debate sobre o tema.
Assessoria de imprensa do HGWA
3216.8336/ 8970.4300/ 9619.7189