Laboratório de Atenção Primária conclui módulo em Tauá

4 de agosto de 2014 - 11:42

O quinto módulo do Projeto de Planificação da Atenção Básica de Saúde foi concluído de 28 a 31 de julho, em Tauá, atual campo do Laboratório de Atenção Primária do Ceará. Proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e realizada pela Secretaria da Saúde do Estado com apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), a Planificação da Atenção Primária, iniciada em janeiro deste ano, tem a participação de 505 profissionais da atenção básica do município, no laboratório de Tauá.

Os participantes do laboratório se encontram mensalmente para analisar o cotidiano de trabalho, identificar situações-problemas e propor intervenções para qualificar a atenção prestada à população, com o objetivo de fortalecer a atenção primária de saúde na coordenação do cuidado e no ordenamento das redes de atenção à saúde. Oito técnicos da Secretaria da Saúde do Estado acompanham a planificação para replicar a metodologia em outros municípios.

Os módulos da planificação, realizados mensalmente, concentram os participantes por períodos de 16 horas, mais período de dispersão, com atividades realizadas nos territórios. No início de cada módulo, as equipes apresentam os resultados dos trabalhos de dispersão e a gestão municipal pactua os encaminhamentos e prazos para a reorganização da atenção à saúde.

O CONASS iniciou em 2008 a Planificação da Atenção Primária à Saúde em alguns estados, com o objetivo de assessorar as secretarias estaduais na reorganização do seu sistema de saúde, promovendo a integração das ações e serviços de saúde, o fortalecimento da atenção primária e a consequente implantação das redes de atenção.

A metodologia das oficinas se propõe a fornecer instrumentos, ferramentas e tecnologias de planejamento da atenção à saúde, por meio de capacitação das equipes técnicas estaduais, para adequação e reprodução locorregional das oficinas para os municípios. Os conhecimentos são repassados às equipes municipais da atenção primária, para organizarem seus processos de trabalho e, consequentemente, melhorar seus indicadores de saúde e a qualidade da atenção prestada.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)