Curso prepara profissionais para atendimento em mastologia

16 de abril de 2014 - 19:53

14 mastologistas darão aulas no Curso de Mastologia Básico, que será realizado no dia 25 deste mês como parte da programação da XI Jornada Cearense de Mastologia, realização da Sociedade Brasileira de Mastologia no Ceará com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, no hotel Praia Centro, das 8 às 18 horas. Médicos mastologistas e enfermeiros das 19 policlínicas  regionais construídas pelo governo do Estado e já em funcionamento em diferentes regiões do Ceará participarão do curso. Em todas as policlínicas há atendimento de médicos especialistas em mastologia e também a garantia de realização de mamografias, exame que ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama.  

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Ceará, Ércio Ferreira Gomes informa que as aulas serão focadas no câncer de mama para deixar os profissionais cada vez mais preparados e atualizados na prevenção, controle e tratamento da doença e assim reduzir a mortalidade. O câncer de mama é o que mais provoca mortes entre as mulheres. Em 2010, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), 431 mulheres morreram com câncer de mama no Ceará. Em 2011, o número de óbitos também ficou em 492. No ano seguinte, em 2012, foram 494 óbitos. Em 2013, o total, ainda sujeito a revisão, foi de 459.

 Mamografia   
 
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura do câncer de mama. O alerta dos mastologistas nem sempre é assimilado pelas mulheres. Mesmo com a garantia do exame de mamografia, perto de casa, na própria região onde moram, muitas mulheres não comparecem no dia agendado para a realização do exame. Na policlínica regional em Baturité, uma das primeiras construídas pelo governo do Estado, foram ofertadas 17.861 mamografias de abril de 2011 a fevereiro deste ano. Desse total, compareceram 9032 mulheres. Além do medo do diagnóstico, é preciso mais informações sobre a importância em tratar logo. Por isso, as equipes do Programa Saúde da Família dos municípios estão mobilizadas para a multiplicar a informação de que é melhor prevenir, cuidar cedo porque as possibilidades de cura são maiores.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara