Hospital Albert Sabin orienta sobre cuidados com escoliose em crianças

24 de janeiro de 2014 - 17:33

O Hospital Infantil Albert Sabin realizou 6.701 cirurgias em 2013. Desse total, 566 ortopédicas. Em relação aos atendimentos no ambulatório, foram 9.416 consultas. De acordo com o coordenador da ortopedia do Albert Sabin, Francisco José Vasconcelos, a maioria das crianças e adolescentes atendidos na instituição são também pacientes com problemas de escoliose. “Há crianças com problemas no quadril, paralisia cerebral, outras com infecções como osteomielite e artrite séptica. Mas além do pé torto congênito, a escoliose é um dos casos mais comuns”, diz.

Na volta às aulas, crianças e adolescentes devem ter cuidado com o uso correto das mochilas. É fundamental a atenção especial dos pais para evitar problemas de colunas e traumas que podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos, principalmente no período do ano letivo. Segundo o médico, a mochila pesada nas costas gera uma sobrecarga no corpo, que pode ocasionar dores e desenvolver uma postura incorreta. Apesar de não ter causa específica, Vasconcelos esclarece que a escoliose idiopática é a mais comum na adolescência. “O comportamento desenvolve traumas que podem causar a escoliose. Normalmente é diagnosticado na adolescência, no período da puberdade”, explica.

Sintomas como dores musculares e dor óssea na coluna são indicativos de trauma. O excesso de peso da mochila força o corpo a compensar esse esforço que o impulsiona para trás, projetando os ombros para frente e comprometendo o quadril. Os pais devem observar se os filhos se queixam de dores musculares frequentes que os impeçam de brincar, porque pode ser um sinal de problemas na coluna.

Estudos demonstram que o peso da mochila não deve ser maior que 10 a 15% do peso corpóreo. Ou seja, se a criança pesa 30kg, a mochila não pode pesar mais do que 3kg.  O ortopediatra ressalta que a consulta com um especialista favorece o diagnóstico precoce e ajuda na prevenção, além de orientar sobre cuidados com a postura.  “É interessante que a menina, quando completa 9 anos, e o menino, a partir de 11 anos, já se consultem com um ortopedista”, aconselha.

Dicas para evitar problemas de coluna na volta às aulas
Segundo o coordenador da Ortopedia do Albert Sabin, o ideal seria que todas as escolas tivessem armários. Enquanto isso, a mochila com rodinhas é a melhor opção de uso. A altura correta da alça deve ser o suficiente para que a criança não tenha que se inclinar para puxá-la (o puxador deve ser ajustável a sua altura). No caso de mochilas com alças, é necessário observar a regulagem das alças, que devem ser acolchoadas, e o ajuste à linha da cintura.

Ao sentar, os pés devem estar apoiados e o quadril em contato com o assento. As costas devem permanecer retas e apoiadas no encosto. Braços, ombros e pescoços devem ser mantidos relaxados. Em períodos superiores a duas horas sentado em frente ao computador, por exemplo, é importante a pausa para se movimentar, alterando a postura momentaneamente.

E praticar atividades esportivas. Exercícios como natação, pilates e balé são algumas das atividades recomendadas pelo ortopedista, que ajudam na educação postural e aumentam a resistência muscular.

Assessoria de Comunicação do Hias
Helga Santos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br

t: @albertsabince
f: albertsabince