Unisus web é o novo sistema de regulação assistencial do Ceará

7 de janeiro de 2014 - 18:31

Teve início nesta terça-feira, 7 de janeiro, e vai até sexta-feira, 10, a primeira etapa do treinamento dos operadores do sistema Unisus web, sistema informatizado de regulação que integra os estabelecimentos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Complexo Regulador do Ceará. “É uma nova concepção de regulação”, disse o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, durante o lançamento da Projeto Unisus web, na noite de terça-feira, 6, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em videoconferência com a participação de prefeitos, gestores das secretarias municipais e Coordenadorias Regionais de Saúde, das centrais macrorregionais e regionais de regulação e das unidades hospitalares e ambulatoriais vinculadas ao SUS das macrorregiões de saúde de Fortaleza, Sobral, no auditório do Hospital Regional Norte (HRN), e Cariri, no auditório do Hospital Regional do Cariri (HRC). “Estamos aqui para pedir a vocês engajamento completo”, convocou o secretário.

“Se conseguirmos 90% de cobertura na atenção básica, quando toda a rede de saúde estiver integrada pelo Cinturão Digital e com a implantação do transporte sanitário, com estudo já autorizado pelo governador Cid Gomes, temos a possibilidade histórica de, pela primeira vez no Brasil, mostrar que o SUS existe de fato”, previu Ciro Gomes durante o lançamento do Unisus web. Por determinação do governador Cid Gomes, todas os estabelecimentos do SUS no Ceará, desde as unidades básicas até hospitais de grande porte, serão integradas ao Complexo Regulador do Estado pelo Cinturão Digital. O novo sistema vai praticamente abolir o uso do telefone nas atividades de regulação e as comunicações quem solicita procedimentos ambulatoriais, leitos de emergência ou de cirurgias eletivas serão feitas on line, inclusive através de tablets. Nos casos de procedimentos ambulatoriais e de cirurgias eletivas, o paciente será alertado por mensagem no celular sobre a data, hora e unidade em que será atendido.

O Projeto Unisus web é um upgrade tecnológico do software Unisus, atual ferramenta utilizada pela Central de Regulação do SUS (Cresus), instância da Sesa que coordena o Complexo Regulador do Estado. A nova versão do sistema conta com aspectos tecnológicos e funcionais de última geração, operando via internet, com todos os processos e unidades interconectados em tempo real, com informações sintetizadas voltadas para a tomada de decisão e controle efetivo do acesso aos leitos de urgência/emergência e de cirurgias eletivas, agendamento de procedimentos ambulatoriais de médio e alto custo e complexidade.

Os complexos reguladores são compostos por uma ou mais centrais separadas por categorias, como as responsáveis por internações, consultas e procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, dentre outras. Eles ordenam o fluxo de pacientes em cada tipo de atendimento: dos mais básicos aos mais graves. Cabe aos complexos reguladores gerenciar desde a ocupação de leitos hospitalares até o controle dos limites financeiros. No Ceará, o Sistema Estadual de Regulação Assistencial é coordenado pela Sesa, sendo composto por unidades operacionais que têm responsabilidades específicas. Esse sistema inclui atividades de quatro naturezas diferentes: Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação Assistencial. As atividades das três primeiras categorias são desempenhadas diretamente pela Sesa. Já as atividades específicas de Regulação Assistencial, ainda que supervisionadas pela Sesa, são desempenhadas pelo conjunto de Centrais Regionais de Regulação Assistencial, divididas em três macrorregiões (Fortaleza, Sobral e Cariri).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara