Ibiapaba terá policlínica a partir desta sexta-feira, 6

4 de dezembro de 2013 - 21:16

A população de 299.447 dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará não precisarão mais descer a serra da Ibiapaba para terem acesso a médicos especialistas e a exames especializados. Nesta sexta-feira, 6, às 19 horas, o governador do Estado, Cid Gomes, e o secretário da saúde, Ciro Gomes, inauguram em Tianguá a policlínica regional, na Rodovia CE 187, Centro. É a 15ª policlínica construída pelo governo do Estado já entregue à população em diferentes regiões.

alt

Médicos especialistas

Na nova unidade, a população dos oito municípios terão na própria região médicos especialistas em 13 áreas: clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia,  ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologista, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia e neurologia. Receberão atendimento ainda com especialistas em outras áreas, entre elas fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As consultas são com hora marcada de segunda a sexta-feira, através de agendamentos e encaminhamentos feitos pelos oito municípios que integram o consórcio público de saúde, modelo de gestão adotado em todas as policlínicas em que o governo do Estado e os municípios compartilham o custeio mensal da unidade.   

Tomografia computadorizada

Além de consultas com especialistas, os pacientes fazem na policlínica regional exames complexos, que antes não eram realizados na rede pública da região, sem nenhum custo para a população. É o caso da tomografia computadorizada. Outros exames especializados que ajudam na definição do diagnóstico ofertados na policlínica são eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, audiometria.   

alt

Recursos do Estado  

Em obras e equipamentos foram investidos R$ 12.970.258,96 na policlínica regional em Tianguá. Os recursos foram 100% do governo do Estado como em todas as 22 policlínicas que fazem parte da nova rede de assistência à saúde do Ceará. Já foram entregues à população as policlínicas em Camocim, Tauá, Acaraú, Russas, Baturité, Icó, Pacajus, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Campos Sales e Caucaia. Há cinco unidades para serem inauguradas em Iguatu, Limoeiro do Norte, Barbalha, Crateús e Canindé. Estão em construção outras duas, em Maracanaú e Crato.    

Homenagem

O nome de Dr. Francisco Edvaldo Coêlho Moita na fachada da policlínica regional em Tianguá é uma homenagem ao médico nascido no município em 17 de maio de 1919, filho de Cirilo Coêlho Moita e Francisca Coêlho Moita. Cursou o primeiro grau em Tianguá e o segundo grau em Fortaleza. No Rio de janeiro fez vestibular para o curso de medicina e foi aprovado no vigésimo sexto lugar numa turma de 500 alunos. Em 1945 Francisco Edvaldo Coêlho Moita recebeu a convocação para servir ao Exército no Rio de janeiro como enfermeiro durante a 2º Guerra Mundial. Abalado com os efeitos guerra, deixou o curso de medicina no segundo ano de faculdade. Abandonou o curso por 10 anos. Nesse período retorna a Tianguá para viagem de passeio e terminou casando com Ofélia Portela em fevereiro de 1947, com quem teve quatro filhos. Com a criação da Faculdade de Medicina do Ceará ele retoma os estudos e forma-se em dezembro de 1960. Deixa Fortaleza e volta a Tianguá, onde assumiu a chefia do Serviço de Saúde Pública (SESP).  Época de poucos médicos, além de Tianguá atendia os municípios de Ibiapina, Ubajara, Viçosa do Ceará e Frecheirinha. Dizia por onde passava que era “médico dos pobres”. Faleceu em Tianguá, no dia 12 de março de 1994.               

Rede de assistência
 
A nova rede de assistência à saúde que o governo do Estado está concluindo em todo o Ceará inclui também 19 Centros de Especialidades Odontológicas com 17 já inaugurados, inclusive em Ubajara, município da Região de Saúde de Tianguá.  O CEO regional em Ubajara foi o primeiro inaugurado, realizando 69.747 de 2010 até setembro deste ano. A nova rede de assistência é formada ainda por hospitais regionais, com dois em funcionamento, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em, Sobral, e o terceiro em construção em Quixeramobim, o Hospital e Maternidade do Sertão Central. E mais: 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) para casos de urgência e emergência. Há 12 em funcionamento. Uma delas fica em São Benedito, município da Região de Tianguá, onde são atendidos também os moradores de Croatá, Carnaubal e Guaraciaba do Norte, com médicos especialistas em clínica geral e pediatria.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara