Com policlínica e CEO, Sertão Central tem nova rede de assistência
8 de novembro de 2013 - 13:34
O governador Cid Gomes inaugurou na noite de quinta-feira, 7 de novembro, a Policlínica Dr. Francisco Carlos Cavalcante Roque, em Quixadá, e o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. José Felício Filho, em Quixeramobim. Com a policlínica e o CEO regionais a população passa a ter acesso, na própria região onde mora, a exames complexos. É o caso da tomografia computadorizada, que antes os moradores precisavam vir para o HGF, na capital, para ter acesso ao exame. Além de exames, a policlínica faz atendimento em 13 especialidades médicas para os 311 mil habitantes dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole, que formam a 8º Região de Saúde.
A policlínica e o CEO regionais efetivar a rede de assistência à saúde pública projetada pelo governo do Estado para o Sertão Central e todas as 22 regiões de saúde do Ceará. Cid Gomes projetou para janeiro a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Quixadá, a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192) na região ainda este ano e, entre agosto e setembro de 2014, a inauguração do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. “Trabalhamos para todo cearense ter em saúde pública um tratamento digno, tratamento que é devido a toda pessoa”, disse o governador. “Isso é direito das pessoas e é nosso dever oferecer esse serviço”, completou.
A Policlínica Francisco Carlos Cavalcante Roque é a segunda do tipo II inaugurada pelo governo do Estado. A primeira fica em Sobral. Em obras e equipamentos, o investimento foi de R$ 12.120.762,98, recursos do Governo do Estado. Na policlínica serão oferecidas consultas em 13 especializadas – neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Além da tomografia computadorizada, a população terá acesso a outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica. Na policlínica, há também atendimento em fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia clínica, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social.
O CEO regional em Quixeramobim tem 11 consultórios e atenderá nas especialidades de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, prótese. No CEO regional, o investimento em obras e equipamentos foi de R$ 2.345.892,89, também recursos 100% do Tesouro do Estado. A policlínica de Quixadá e o CEO de Quixeramobim integram a nova rede de assistência especializada à saúde que o governo do Estado está construindo em todo o Ceará. Na nova rede, são 22 policlínicas regionais, com 12 inauguradas, incluindo a de Quixadá. São 19 Centros de Especialidades Odontológicas regionais. Destes, 17 já entregues à população. A nova rede de assistência é formada ainda pelos hospitais regionais. O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em Sobral, que já estão funcionando, e o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em Quixeramobim, em obras.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara