UPA no Conjunto Ceará já está aberta atendendo à população
18 de outubro de 2013 - 10:42
Fotos: Ruy Norões
O governador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, inauguraram na noite da última quinta-feira, 17, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) no Conjunto Ceará, que já está atendendo casos de urgência. Além dos 44.524 habitantes do Conjunto Ceará, atende moradores dos bairros vizinhos – Genibaú, Bom Jardim, João XXIII, Bonsucesso, Granja Lisboa e Granja Portugal. Fica na Rua 856, 3ª etapa do Conjunto Ceará, próximo ao Colégio V8. É a sexta UPA entregue pelo governo do Estado na capital. A Prefeitura de Fortaleza pretende instalar mais 6 até meados de 2014. Com a reforma de 92 postos de saúde, 62 deles até o final do ano, a construção de 25 novas unidades básicas, a implantação de seis policlínicas e das UPAs 24h, conforme anunciaram Cid Gomes e Roberto Cláudio, Fortaleza vai garantir o acesso da população a serviços de qualidade na atenção básica de saúde, atenção secundária e urgência e emergência.
“Por que o pobre não tem direito ao que o rico tem?”, questionou Cid Gomes para explicar a lógica do plano do governo do Estado para a saúde pública. “Queremos que o pobre tenha o mesmo direito que o rico, sem pagar plano de saúde – essa é a lógica”, disse o governador. “Quero que o Ceará tenha até o final de 2014 a melhor rede de saúde pública de todos os estados do Brasil”, reafirmou. O prefeito Roberto Cláudio falou para os pais que sofrem quando um filho tem falta de ar no meio da noite. “A UPA serve para isso, para atender rápido e com qualidade o doente, perto de casa”. O secretário Ciro Gomes explicou à população a classificação de risco para o atendimento na UPA 24h, que prioriza os casos mais graves, independente da ordem de chegada. E pediu: “Zelem, porque isso é de vocês”.
Com a UPA 24h no Conjunto Ceará, capital, aumenta para três o total de UPAs na zona Oeste de Fortaleza, o que vai desafogar a UPA no Autran Nunes, a mais procurada pelos pacientes. Da noite do dia 19 de abril do ano passado até o último dia 14 já realizou 232.995 atendimentos, número superior aos 186.612 atendimentos feitos na primeira UPA em Fortaleza, a que fica na Praia do Futuro, aberta à população quase um mês antes, no dia 22 de março de 2012. Nas cinco UPAs 24 horas em funcionamento em Fortaleza foram realizados 840.651 atendimentos até o último dia 14.
Com porte II, a UPA no Conjunto Ceará tem 13 leitos e 173 profissionais. De médicos são 36 e, enfermeiros, 18. Além de consultas médicas para crianças e adultos, na UPA são realizados exames de raio x, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Nunca fecha. Atende de domingo a domingo, até nos feriados, casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, convulsão, diabetes descompensada, queda e fraturas não expostas. A UPA é uma unidade intermediária entre um hospital e um posto de saúde.
Na Região Metropolitana há três UPAs 24h atendendo à população, construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, em Maranguape, Caucaia e Eusébio. No interior, há 11 unidades sendo concluídas para o governador entregar à população em Pentecoste, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Aracoiba, São Benedito, Canindé, Russas, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara