UPA no Conjunto Ceará já está aberta atendendo à população

18 de outubro de 2013 - 10:42

     

Fotos: Ruy Norões

O governador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, inauguraram na noite da última quinta-feira, 17, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) no Conjunto Ceará, que já está atendendo casos de urgência. Além dos  44.524 habitantes do Conjunto Ceará, atende moradores dos bairros vizinhos – Genibaú, Bom Jardim, João XXIII, Bonsucesso, Granja Lisboa e Granja Portugal. Fica na Rua 856, 3ª etapa do Conjunto Ceará, próximo ao Colégio V8. É a sexta UPA entregue pelo governo do Estado na capital. A Prefeitura de Fortaleza pretende instalar mais 6 até meados de 2014. Com a reforma de 92 postos de saúde, 62 deles até o final do ano, a construção de 25 novas unidades básicas, a implantação de seis policlínicas e das UPAs 24h, conforme anunciaram Cid Gomes e Roberto Cláudio, Fortaleza vai garantir o acesso da população a serviços de qualidade na atenção básica de saúde, atenção secundária e urgência e emergência.

alt

“Por que o pobre não tem direito ao que o rico tem?”, questionou Cid Gomes para explicar a lógica do plano do governo do Estado para a saúde pública. “Queremos que o pobre tenha o mesmo direito que o rico, sem pagar plano de saúde – essa é a lógica”, disse o governador. “Quero que o Ceará tenha até o final de 2014 a melhor rede de saúde pública de todos os estados do Brasil”, reafirmou. O prefeito Roberto Cláudio falou para os pais que sofrem quando um filho tem falta de ar no meio da noite. “A UPA serve para isso, para atender rápido e com qualidade o doente, perto de casa”. O secretário Ciro Gomes explicou à população a classificação de risco para o atendimento na UPA 24h, que prioriza os casos mais graves, independente da ordem de chegada. E pediu: “Zelem, porque isso é de vocês”.

alt

Com a UPA 24h no Conjunto Ceará, capital, aumenta para três o total de UPAs na zona Oeste de Fortaleza, o que vai desafogar a UPA no Autran Nunes, a mais procurada pelos pacientes. Da noite do dia 19 de abril do ano passado até o último dia 14 já realizou 232.995 atendimentos, número superior aos 186.612 atendimentos feitos na primeira UPA em Fortaleza, a que fica na Praia do Futuro, aberta à população quase um mês antes, no dia 22 de março de 2012. Nas cinco UPAs 24 horas em funcionamento em Fortaleza foram realizados 840.651 atendimentos até o último dia 14.                 

alt

Com porte II, a UPA no Conjunto Ceará tem 13 leitos e 173 profissionais. De médicos são 36 e, enfermeiros, 18. Além de consultas médicas para crianças e adultos, na UPA são realizados exames de raio x, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Nunca fecha. Atende de domingo a domingo, até nos feriados, casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, convulsão, diabetes descompensada, queda e fraturas não expostas. A UPA é uma unidade intermediária entre um hospital e um posto de saúde.

alt

Na Região Metropolitana há três UPAs 24h atendendo à população, construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, em Maranguape, Caucaia e Eusébio. No interior, há 11 unidades sendo concluídas para o governador entregar à população em Pentecoste, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Aracoiba, São Benedito, Canindé, Russas, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá.

alt

alt

Ver galeria de fotos

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara