Triplica número de neurocirurgias no HGF
5 de agosto de 2013 - 20:23
O número de cirurgias neurológicas feitas no Hospital Geral de Fortaleza triplicou de 2009 para cá. Segundo o Serviço de Neurocirurgia do hospital em 2009 eram realizadas, por semana, quatro cirurgias neurológicas. Este ano, o número saltou para cerca de 50 por mês, o que significa uma média de 12 por semana. As cirurgias eletivas somam 30 e as demandas da emergência totalizam 20. Além dessas cirurgias, são realizados ainda seis procedimentos neurorradiológicos intervencionistas, por semana. Em todo o ano de 2012 foram realizadas 385 cirurgias eletivas pelo corpo clínico da neurocirurgia. Esse ano, de janeiro a maio, o número já chega a 171 procedimentos.
As cirurgias neurológicas apresentam-se em diferentes áreas de atuação: vascular, tumores, funcional e estereotaxia, pediátrica, nervos periféricos, coluna, neurointensivismo, endoscopia e traumatismos. As cirurgias eletivas são realizadas diariamente com estrutura física e equipamentos de alta complexidade, na grande maioria importados, como microscópio eletrônico, aspirador ultrassônico, equipamento de estereotaxia, craniótomo pneumático, equipamentos de vídeo e multimídia, endoscópios, intensificadores de imagem e raios-x.
Cirurgia de aneurisma cerebral realizada no HGF
LEITOS
A quantidade de leitos também aumentou. Há cinco anos o Serviço de Neurologia do HGF contava com oito unidades e atualmente, o espaço físico da enfermaria tem disponibilidade de 24 leitos de internação com visitas médicas diárias pelo corpo clínico. Além dessas unidades, a neurocirurgia do HGF dispõe ainda de mais 16 leitos, distribuídos na UTI e no primeiro andar da emergência.
Ressonância magnética do HGF
EXAMES
Os exames radiológicos são disponibilizados pelo serviço de radiologia e contam com ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x, dentre outros. O Hospital Geral de Fortaleza é o único da rede pública estadual de saúde a disponibilizar, na grande Fortaleza, o exame de ressonância magnética. Apenas esse ano foram realizados 3.621ressonâncias e em todo o ano de 2012, foram 6.684 exames.
O serviço conta também com atividades de neurorradiologia diagnóstica e terapêutica encarregados da realização de exames de arteriografia cerebral, tratamento endovascular de aneurismas intracranianos e de malformações vasculares e embolizações de tumores cerebrais.
PESQUISA E ENSINO
Em 2013, foi iniciado o programa de Residência Médica em Neurocirurgia, com a formação formação de médicos na especialidade e investimento em ensino e pesquisa científica. No serviço de neurocirurgia são dois residentes. O setor oferece estágio na especialidade a estudantes de medicina no período de internato médico de faculdades de medicina públicas e particulares.
As atividades dos internos acompanham a rotina do serviço e tem orientação dos médicos assistentes. A rotina acadêmica conta ainda com a elaboração e publicação científica em periódicos médicos, congressos de especialidades e apresentações em encontros científicos.]
De acordo com o Chefe do Serviço de Neurocirurgia, Edson Lopes Júnior, a intenção agora é incorporar um turno a mais de procedimentos cirúrgicos. Além disso ofertar, no atendimento pós-operatório, especialidades como fisioterapia em todos os períodos do dia. Hoje a disponibilidade é de um turno. “Hoje temos um atendimento fonoaudiológico constante, diário, em dois turnos. Precisamos agora ofertar de forma constante a fisioterapia”, destacou.
Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF