Hospital de Messejana e Centro do Meireles ajudam a abandonar o cigarro
28 de maio de 2013 - 18:43
Sexta-feira, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre os males do cigarro e as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria da Saúde do Estado realizará atividades no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e no Centro de Saúde Meireles. A campanha deste ano tem o tema “Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco”.
Criado em 2002, o Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana já ajudou mais de 2 mil fumantes a abandonarem o vício. Nesta quarta-feira, 29 de maio, a equipe do HM apresenta o TratBem, programa de apoio à luta antitabágica, realizado em parceria com a Unimed Fortaleza. Às 10 horas, os pacientes atendidos participarão de uma descontraída festa de São João, com apresentação da “ex-quadrilha da fumaça”, desfile das rainhas sem fumo e a entrega de certificados aos pacientes que superaram os limites da dependência e pararam de fumar há um ano.
No Centro de Saúde Meireles as atividades do Dia Mundial sem Tabaco acontecerão na terça-feira, 4 de junho, reunindo os participantes dos sete grupos formados pelo Programa de Controle do Tabagismo – três já encerrados e quatro em funcionamento. Tanto no HM quanto no Meireles, fumantes no Meireles são acompanhados por equipes multiprofissionais, formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas.
No início do tratamento os pacientes são ouvidos sobre a motivação para deixar de fumar. São realizados exames para conheci mento sobre o quadro de saúde dos pacientes e o grau de dependência da nicotina, uma das principais substâncias encontradas no cigarro. O tratamento é baseado em abordagem cognitivo-comportamental e em uso de medicamentos. Orientações permanentes e em grupo sobre alimentação saudável e os riscos do tabagismo para a saúde também são rotina no Programa de Controle do Tabagismo.
Um único cigarro possui mais de 4 mil substâncias tóxicas, das quais 60 são comprovadamente cancerígenas, causando pelo menos 14 tipos diferentes de câncer. O principal fator de risco de doenças coronárias, como o infarto do miocárdio, é o uso de cigarro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata cerca de 10 mil pessoas por dia e é a principal causa de morte no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, ou seja, que atinge aquele indivíduo que não fuma, mas convive com fumantes.
Mais risco de infarto
A possibilidade de o fumante passivo sofrer um infarto chega a ser 24% mais que uma pessoa que nunca foi exposta ao cigarro. Segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer, o número de mortes anuais chega a 2.655. O tabagismo também é considerado uma doença pediátrica, pois quem mais sofre com o fumo passivo são as crianças, que podem desenvolver doenças cardiovasculares.
Segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizado pelo Ministério da Saúde, o número de fumantes permanece em queda no Brasil. De 2006 a 2011, o percentual de fumantes passou de 16,2% para 14,8%. A incidência de homens fumantes no período 2006-2011 diminuiu a uma taxa média de 0,6 % ao ano. O Vigitel 2011 apontou que 11,8% dos brasileiros não-fumantes moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa. Além disso, 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho. De acordo como o INCA, pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Realizada nas capitais, a pesquisa mostrou que 10% da população de adultos de Fortaleza é de fumantes.
Mais informações sobre o serviço do Centro de Saúde do Meireles podem ser obtidas pelo telefone 31011440. No Hospital de Messejana, os que querem deixar de fumar podem solicitar informações pelo telefone 3101.4062.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara