Política Estadual de Humanização inicia formação de coletivos

17 de abril de 2013 - 20:38

 

O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, abriu na manhã de quarta-feira, 17 de abril, os encontros de formação dos coletivos da Política Estadual de Humanização na Atenção e da Gestão de Saúde do SUS (PEH), que incluem o Colegiado Estadual de Humanização, as Câmaras Técnicas de Humanização das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e Grupos de Trabalho de Humanização (GTHs) dos serviços de saúde. Com a missão de promover e acompanhar a implementação das diretrizes e dispositivos da PEH nos serviços e na gestão da saúde no Estado, os coletivos já formados estiveram representados na reunião ocorrida no Hotel Mareiro, com a participação do consultor do Ministério da Saúde José Maria Ximenes, que falou sobre a Política Nacional de Humanização e dá consultoria para a implantação da política estadual.

Mesmo reconhecendo avanços na gestão e nos indicadores de saúde, como a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e a redução significativa da Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), que no Ceará caiu de 32 por mil nascidos vivos em 1997 para 12,3 em 2011, José Maria Ximenes admitiu “gargalos”, especialmente na garantia de acesso aos serviços, que comprometem a humanização mais efetiva do Sistema Único de Saúde. Ele destacou, porém, a situação do Estado, que tem alcançado expressivos resultados em transplantes de órgãos e tecidos, na implantação de redes de serviços de saúde, como Rede de Urgências e Rede Cegonha, e a adesão pioneira ao  Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde (COAP), instituído pelo Ministério da Saúde.

José Maria Ximenes também destacou a ampliação da oferta de serviços com a nova rede de assistência, que inclui 22 policlínicas regionais – com oito já inauguradas, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) – 14 em funcionamento, 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), com quatro em funcionamento em Fortaleza, uma em Maranguape e uma em Caucaia, e quatro hospitais de grande porte – Hospital Regional do Cariri (HRC), em funcionamento desde 2011 em Juazeiro do Norte, Hospital Regional Norte (HRN), inaugurado em janeiro, em Sobral, Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, em construção, e Hospital Regional Metropolitano, em Maracanaú.

A Política Estadual de Humanização na Atenção e da Gestão em Saúde no SUS, coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente na Saúde (CGTES), foi instituída este ano e é baseada na Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. A PNH busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

No dia 22 de abril será realizada a I Oficina de Construção de  Grupos de Trabalho de Humanização, a partir das 8 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles. Durante a oficina, será instalado o Colegiado Estadual de Humanização. A portaria que instituiu este ano a Política Estadual de Humanização, assinada pelo secretário Arruda Bastos, define a composição e funções do Colegiado Estadual, das Câmaras Técnicas de Humanização nas CRES e GTHs nos serviços e ações de saúde. A PEH objetiva qualificar os processos de gestão e de atenção à saúde nas diferentes instâncias gestoras e de serviços.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara