Posto de vacinação na Sesa neste sábado, 24, contra tétano e hepatite

23 de novembro de 2012 - 19:22

Neste sábado, 24, a Secretaria da Saúde do Estado abre as portas para deixar a população protegida contra o tétano e hepatite. Das 8 às 17 horas, a Sesa, que fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, funcionará com um posto de vacinação. O principal alerta é contra o tétano acidental, doença grave causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Este ano o tétano acidental provocou a morte de um adolescente de 15 anos em Caucaia, na Região Metropolitana. A vacinação é a mais importante e melhor forma de prevenção do tétano. Quem se vacinou há 10 anos deve se vacinar de novo.
 
As pessoas adoecem de tétano acidental, conforme destaca a Sesa em folder informativo (ver na íntegra), quando os ferimentos são contaminados pela bactéria que se encontra na areia, poeira, fezes de animais e humanos e em objetos contaminados como pregos, cercas, arames, cercas farpadas, latas enferrujadas, e ainda em madeira, cacos de vidro, galhos de árvores e espinhos. Como cuidar do ferimento? De imediato deve ser feita a limpeza com água e sabão e retirar do local do ferimento sujeiras, como terra, pregos, vidros, fragmentos de madeira. Assim, são evitadas infecções por outros germes e bactérias.             

Hepatite

Já a hepatite B é uma doença na maioria das vezes silenciosa. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Neste sábado, a Secretaria da Saúde do Estado participa do dia de vacinação municipal. Quem tem 29 anos de idade e não recebeu as três doses deve completar o esquema vacinal. Pode tanto receber a primeira dose, no caso de quem vai iniciar o esquema vacinal, como os quem já foram vacinados com primeira dose podem garantir a segunda dose no prazo de 30 dias. Já a terceira dose deve ocorrer seis meses após a primeira dose. Para eficácia na proteção contra  hepatite B é preciso receber as três doses.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213 )

Twitter: @SaudeCeara