Fórum debate diagnóstico e tratamento do câncer de boca
Diretores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), coordenadores municipais e supervisores regionais de saúde bucal, além de cirurgiões dentistas das especialidades de estomatologia e cirurgia buco-maxilo-facial dos CEOs vão debater o processo de consolidação do projeto de diagnóstico e tratamento do câncer de boca no Ceará. O III Fórum Estadual de Avaliação e Controle do Câncer de Boca reunirá 200 participantes e será realizado pela Secretaria da Saúde do Estado na segunda-feira, 17 de setembro, das 8 às 17h, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimativa em 500 o número de novos casos de câncer de boca ao ano no Ceará. A doença é mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Casos suspeitos são identificados pelas equipes de saúde bucal da atenção básica e encaminhados aos CEOs, que realizam o diagnóstico de câncer de boca.
A nova rede de assistência à saúde que o Governo do Estado está entregando à população já tem 13 CEOs inaugurados em Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas, Brejo Santo, Caucaia, Crato, Crateús, Itapipoca, Limoeiro do Norte. Ao todo, serão 18 novos CEOs para garantir assistência em saúde bucal em todas as regiões de saúde do Estado.
Congresso
Foi aberto na noite da última quarta-feira, 12 de setembro, e continua até sábado, 15, no Centro de Eventos do Ceará, o IV Congresso Internacional de Odontologia, com o tema central Gestão e Tecnologia. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, participou da abertura. A Secretaria da Saúde do Estado marca presença no congresso com um estande que destaca a gestão da política de saúde bucal através da exposição dos banners “Políca Estadual de Saúde Bucal: gestão 2007-2010”, “Estrutura da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Ceará”, Política Estadual de Saúde Bucal para Implantação e Cofinanciamento de CEOs Regionais no Ceará” e “Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: a experiência do Ceará em Saúde Bucal”. Na programação científica, o supervisor do Núcleo de Saúde Bucal da Sesa, Ivan Rodrigues Junior, fará a exposição “Melhoria do Acesso à Atenção Especializada em Saúde Bucal no Estado do Ceará: implantação dos CEOs Regionais, na quinta-feira, 13, às 14 horas.
Realizado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-CE), com patrocínio do Governo do Estado, o IV Congresso Internacional de Odontologia realizará, paralelamente, o XVII Congresso Cearense de Odontologia, o I Congresso Brasileiro de Halitose, promovido pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), e o IV Congresso Cearense de Odontologia Militar, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia Militar (ABOMI). Acontecerão cursos nacionais e internacionais nas diversas especialidades focados no tema central. Os eventos contarão também com fóruns, módulos, workshops, conferências, temas livres e a novidade dos e-posters, todos abertos aos congressistas.
COMO PREVENIR O CÂNCER DE BOCA
– Proteja-se dos raios solares. Evite o sol entre 10 e 16 horas. A radiação ultravioleta dos raios solares pode causar câncer nos lábios
– Visite regularmente o dentista
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas
– Não fume! O fumo é um perigo à saúde da boca e um das principais causas de morte evitáveis no mundo
– Alimente-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes
– Mantenha a sua boca sempre limpa
FAÇA O SEU AUTOEXAME
Fique atento a estas alterações
– Mudanças na cor da pele e da porção interna da boca
– Coroços
– Feridas que não cicatrizam em duas semanas
– Ínguas no pescoço
– Aftas prolongadas
– Sangramento
– Inchaços
– Áreas dormentes
– Dentes amolecidos ou quebrados
– Áreas irritadas debaixo das próteses
O que fazer quando encontrar um desses sinais
– Procure uma equipe de saúde para ser orientado sobre o que deve ser feito.
– Não use remédio por conta própria. Só o dentista ou o médico pode avaliar o seu caso.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara