Cearense é garota propaganda da campanha nacional de doação de órgãos

30 de agosto de 2012 - 20:04

 
Com 12 anos e vivendo há oito anos com coração doado, a menina Nívia Maria Castro Alves, que já sensibiliza os cearenses com o seu exemplo de vitória, agora vai revelar o seu jeitinho carismático para o Brasil inteiro e contribuir para mobilizar os 190 milhões de brasileiros para a decisão de ser doador. Nívea é a garota da nova campanha de doação e transplantes de órgãos do Ministério da Saúde que vai marcar o Dia Nacional dos Transplantes, em 27 de setembro. Acompanhada da mãe Francisca, ela retornou de Brasília na noite da última quinta-feira, 30, onde esteve para ser produzida e fotografada para a campanha.

Nívia recebeu coração saudável em 2004, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da secretaria da Saúde do Estado. Ela está na relação dos 285 transplantes de coração realizados no Ceará desde 1998 quando foi implantada a Central de Transplantes do Estado. No primeiro ano da Central foram transplantados 3 corações. De lá para cá os números crescem. Este ano já foram feitos 20 transplantes de coração. No final da tarde desta quinta-feira será realizado o 21º transplante no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência também em transplante de pulmão.
           
Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre deste ano, o Ceará ficou em 2º lugar em transplantes de coração no ranking nacional por milhão da população. Quando o órgão é o fígado, o Ceará assume a primeira posição, e pulmão a terceira posição. Foram 19,4 transplantes de fígado por milhão da população de janeiro a junho de 2012. Em relação ao coração, 4pmp e 0,5 de pulmão. Em números absolutos, o Ceará é o segundo do país em transplantes de fígado, com 82 feitos nos seis primeiros meses deste ano. De janeiro até o último dia 29 de agosto esse número sobe para 110 transplantes.

alt

A menina Nívia tem a missão de mobilizar para a doação além dos limites do Ceará, que ocupa a confortável posição de segundo lugar do Brasil. No primeiro semestre o Estado assumiu essa posição na efetivação de doações de órgãos e tecidos. De 17,5 doações efetivas por milhão da população registradas em 2012, o Ceará subiu para 20,8 doações efetivas, atrás apenas de Santa Catarina, que registrou 25,4 doações efetivas por milhão da população nos seis primeiros meses de 2012. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Nova Central

“Com a escolha da Nívia para ser a menina da nova campanha do Ministério da Saúde, o Ceará se sente orgulhoso e cada vez mais estimulado a preparar ainda mais as equipes que trabalham na doação e nos transplantes, adquirir novos tecnologias e acelerar na estruturação da rede de assistência aos transplantados” afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele destaca que o Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado em Juazeiro do Norte e atendendo toda a população da macrorregião, está se preparando para realizar transplantes, já com experiência em cirurgia de captação de órgãos. Arruda Bastos adianta que no próximo mês de setembro, durante a programação da semana do Dia Nacional dos Transplantes, a Sesa vai inaugurar as novas instalações da central de Transplantes.       

Leia mais:
Curso forma multiplicadores para ampliar doação de órgãos

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213 )
Twitter: @SaudeCeara