Barroquinha e Pindoretama inauguram unidades de saúde dia 11

8 de maio de 2012 - 18:10

Nesta sexta-feira, 11, a população de dois municípios passa a receber atenção básica à saúde em novas e modernas instalações. Serão inauguradas as Unidades Básicas de Saúde da Família construídas com recursos do Governo do Estado em Barroquinha, na regional de Camocim, às 8h30min, e em Pindoretama, às 19h. O secretário da saúde do estado, Arruda Bastos, participará das inaugurações.

Fachada da Unidade Básica de Saúde da Família em Barroquinha
 

Para o secretário da saúde de Barroquinha, Antônio Lisboa Rocha, “o conforto e a facilidade de acesso da nova UBSF são o diferencial comparada ao antigo posto de saúde que funcionava em uma casa alugada em precárias condições de atendimento às famílias”. A unidade, que recebeu investimento de R$178.676,00 do Governo do Estado nas obras, fica no bairro Campo do Edmário.

Fachada da Unidade Básica de Saúde da Família em Pindoretama
 
Em Pindoretama, a secretária municipal de saúde, Valéria Viana Barbosa, também destaca a qualidade da estrutura da nova Unidade Básica de Saúde da Família: “agora as nossas equipes de profissionais do PSF vão trabalhar em ambientes adequados e planejados já de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Secretaria da Saúde do Estado”. Ela lembra da garantia da acessibilidade tanto na parte interna quanto na área externa da unidade, com banheiros adequados para pessoas com deficiência e rampas de acesso. 
 
Rede de assistência
 
Barroquinha e Pindoretama são dois dos 150 municípios contemplados com a liberação de recursos do Governo do Estado para construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família em apoio aos municípios nas ações à atenção básica.
 
Os 150 municípios cumpriram metas de realização de pelo menos quatro consultas às gestantes e cobertura de, no mínimo, 70% do Programa Saúde da Família, além de participação nos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão utilizada pelo Estado no custeio compartilhado de policlínicas e Centros de Especialidades regionais. Mais de 130 novas unidades já foram entregues à população, com atendimento médico, odontológico, de enfermagem e serviços de prevenção, vacinação, dispensação de medicamentos e ambientes definidos para educação em saúde, onde as famílias recebem orientações sobre cuidados com a saúde e qualidade de vida.