Manoel Fonsêca é secretário da Câmara da Saúde da Adece
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde, vinculada à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), renovou sua direção no último dia 4 de abril, quando elegeu para a primeira secretaria Manoel Fonsêca, como representante da Secretaria da Saúde do Estado. Para a presidência da Câmara Setorial foi reconduzido o representante do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (SindQuímica), Augusto Guimarães, e, para a segunda secretaria foi eleito o coordenador do escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor. O secretário da saúde do estado, Arruda Bastos, é o presidente do Comitê de Instalação da Unidade da Fiocruz no Ceará.
A viabilização da implantação de um polo tecnológico da saúde no Ceará é uma das prioridades da Câmara Setorial. A Câmara tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do setor da saúde no Ceará. O projeto de implantação do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) tem como objetivo principal desenvolver o setor farmoquímico do Ceará, promover a integração entre academia e indústria e fomentar a sinergia entre as indústrias que formam o polo.
O projeto do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) consiste na implantação de um Polo Tecnológico da Saúde, no bairro da Precabura, no município de Eusébio. A propriedade na qual será implantado o empreendimento tem uma área total de 55 hectares. O local já foi desapropriado pelo Estado, conforme o decreto nº 29.803, de 15 de julho de 2009. São três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), CTI Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma. A área institucional tem cerca de 25 hectares e as áreas restantes serão ocupadas por novos empreendimentos.