Primeira UPA da capital já em funcionamento na Praia do Futuro

23 de março de 2012 - 18:03

 

Nas 10 primeiras horas de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 h) na Praia do Futuro foram realizados 34 atendimentos. As portas da UPA 24, a primeira da capital, que fica na Rua Júlio Silva, 440, foram abertas à população logo após ser inaugurada pelo governador Cid Gomes, na noite da última quinta-feira, 22. Na inauguração, ele anunciou que a segunda unidade em Fortaleza será inaugurada dia 12, no bairro Coaçu, localizada perto do Centro das Tapioqueiras, na área da regional VI que tem o maior número de habitantes, no total de 639.142, segundo o IBGE. Na sequência serão entregues à população as UPAs nos bairros Autran Nunes e Canindezinho, que, com as instalações já concluídas, estão com os equipamentos sendo instalados.
 

Uma das primeiras pacientes na manhã desta sexta-feira, 23, foi a aposentada Raimunda Daniel da Silva, com 93 anos de idade. Ela chegou com fortes dores de cabeça e dificuldade de respirar. Saiu da UPA depois de medicada e fazer exames e em poucas palavras resumiu o perfil do atendimento: “fui bem atendida. Esperei pouco tempo para ser atendida pelo médico”. Na área da pediatria, a menina de 5 anos, Rayca Teixeira, foi atendida pela médica pediatra porque estava com febre e cansaço. Nos leitos de adulto, pacientes foram medicados, fizeram exames e ficaram sendo observados porque chegaram com pressão alta e dores.
 

A observação e monitoramento dos pacientes dura até 24 horas, tempo para definir a partir da evolução do quadro de saúde se serão encaminhados para o hospital ou se liberados para casa. “A UPA 24 h contribui para desafogar os hospitais muitas vezes lotado de pacientes com casos leves. Além de ampliar e facilitar o acesso aos serviços de urgência e emergência, a nova unidade vai reduzir a lotação do Hospital Geral de Fortaleza”, disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante a solenidade de inauguração. Nesta sexta-feira, ele acompanhou as primeiras quatro horas de funcionamento da UPA, reforçando com os profissionais as prioridades de atendimento, com base na gravidade dos casos.
 

Grau de gravidade
 
Pelo Protocolo de Manchester, adotado na UPA 24h, os casos de emergência são atendidos imediatamente. Nos casos muito urgentes os pacientes recebem atendimento no máximo em 10 minutos. Nos casos de urgência, a assistência pode ser feita em até 60 minutos. Os casos menos graves podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. Já os casos leves podem aguardar até 240 minutos ou serem encaminhados para postos de saúde. Na área da recepção, onde é feito o acolhimento dos pacientes, um painel fixado na parede informa os pacientes sobre as prioridades de atendimento segundo o grau de gravidade.
 
Com 15 leitos e equipamentos modernos para realização de exames, a UPA 24h, como o nome indica, não fecha nunca. Funciona de domingo a domingo, durante 24 horas, até nos feriados. A UPA na Praia do Futuro, um investimento de R$ 3.542.500,00 em obras e mais R$ 800.000,00 na aquisição de equipamentos do governo do Estado e do Ministério da Saúde, tem capacidade para realizar 450 atendimentos por dia. Na nova unidade, a população pode resolver problemas de pressão alta, febre, cortes, queimaduras e receber o primeiro atendimento em casos de AVC. Os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.
 

Rede de urgência e emergência
 
A UPA 24h na Praia do Futuro faz parte da nova rede de urgência e emergência em construção pelo governo do Estado. A primeira unidade no Estado foi inaugurada em Maranguape. Em três meses de funcionamento, já realizou 13.641 atendimentos a pacientes vítimas, principalmente de acidentes, infarto, queimaduras e quedas. Na primeira etapa são 32 unidades, quatro na capital. Na Região Metropolitana há quatro com as instalações concluídas em Caucaia, Eusébio, Horizonte e Pecém no município de São Gonçalo do Amarante. Também estão prontas e sendo equipadas as UPAs 24h de Canindé, Crateús, Pentecoste e São Benedito. Este ano, com apoio do Ministério da Saúde, foram acrescidas mais 16 unidades para o Ceará, totalizando 48 UPAs 24h.