Região de Itapipoca tem 6 UBSFs, policlínica, CEO e SAMU, diz Secretário

28 de fevereiro de 2012 - 20:45

“A população da regional de Itapipoca já começa a utilizar a nova rede de assistência à saúde que o governo do Estado está construindo em todo o Ceará”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, na inauguração na manhã desta terça-feira, 28, da Unidade Básica de Saúde da Família de Miraíma. Ele destacou que “na região seis novas Unidades Básicas foram construídas nos municípios de Miraíma, em Amontada, Tururu, Trairi, Umirim e Uruburetama. Todas já prontas e funcionando, ampliando e qualificando o acesso da população a serviços médico, odontológico, sala de vacinação, farmácia numa estrutura moderna e de acordo com os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”. A população viu de perto a estrutura da UBSF.

Ele avisou à população que “até o final deste semestre o governador Cid Gomes vai inaugurar o CEO regional construído em Itapipoca para atender toda a população da 6º Coordenadoria Regional de Saúde”. No total, são 262.261 mil habitantes que passarão a ter na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, a serviços especializados em saúde bucal, como ortodontia, periodontia, diagnóstico de câncer de boca. Arruda Bastos informou ainda que o governo do Estado vai inaugurar também a policlínica regional. Fica em Itapipoca, mas como unidade regional e sob a gestão de consórcios públicos de saúde irá atender a população dos sete municípios com oferta de exames e consultas especializadas. Falou ainda que a regional tem cobertura do SAMU polo 1.

O prefeito de Miraíma, Roberto Uchoa Sales, falou que “o governo do Estado está contribuindo com a mudança de perfil da saúde pública no interior, melhorando a assistência à população dos municípios da nossa e de todas as regiões”.  Em Amontada, o prefeito Edvaldo Assis de Jesus, disse durante a inauguração da UBSF que “a população do município vai saber agradecer ao governo do Estado por ter liberado recursos para a construção dessa nova unidade de saúde já a partir de amanhã quando daremos início ao atendimento”. Na construção de cada UBSF foram investidos R$ 178.766,00 do governo do Estado. Além das seis Unidades Básicas de Saúde da Família, foram construídas outras 144  unidades. Os 150 municípios que receberam as novas unidades, num investimento total de R$ 26.776.000,00, cumpriram metas de atenção básica: cobertura de 70% do PSF, realização de pelo menos quatro consultas às gestantes e participação nos consórcios públicos de saúde para gestão de policlínicas e CEOs regionais.

Participaram das solenidades de inauguração o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joaquim José Gomes Nunes Neto, e o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Willames Bezerra.