Secretário destaca perfil regional do SAMU Polo I
11 de janeiro de 2012 - 19:33
“O Polo I do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ampliado de 14 para 41 municípios, tem atuação regional”. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, fez questão de destacar a área de abrangência e o perfil do SAMU Polo I, que antes era SAMU Litoral Leste e agora, além de estender os serviços de urgências também aos municípios do litoral Oeste, garante cobertura à população dos municípios da Região Metropolitana e do Maciço de Baturité, para gestores um municipais e e coordenadores regionais de saúde numa reunião na manhã desta quarta-feira, 11, na sede do Polo 1, no Eusébio.
Já o diretor do SAMU Polo I, Alci Pinheiro, falou sobre o trabalho integrado entre os 41 municípios, totalizando uma população de 1,7 milhão de habitantes. Defensor da implantação de um sistema de ouvidoria para informações, sugestões, críticas e elogios, desde que assumiu a direção do SAMU há quatro meses, ele havia fixado isso como meta de curto prazo. Assim ocorreu. Apresentou na reunião desta quarta-feira a ouvidora Ellen Cristina Oliveira da Silva, com atendimento pelo telefone 3260.3797
SAMU para todos
Com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Polo 1 do SAMU foi inaugurado no último dia 11 de agosto. Mais três polos serão implantados no interior do Ceará, garantindo a universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Estado: Polo Cariri (49 municípios), Polo Sertão (32 municípios) e Polo Norte (61 municípios). Para a universalização do serviço, estão previstas 142 ambulâncias, entre unidades de suporte básico e UTI móveis.
O SAMU, com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação.
Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.