UPA de Maranguape: 32 pacientes nas 3 primeiras horas de funcionamento
16 de dezembro de 2011 - 15:41
Nas três primeiras horas de funcionamento na manhã desta sexta-feira, 16, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Maranguape já atendeu 32 pacientes. Abriu às portas às 7 horas e ficará aberta 24 horas até nos finais de semana e feriados. “Abrimos a UPA 24 horas num período essencial para a saúde pública que é o de natal e final de ano quando aumenta a procura pelos serviços de saúde, principalmente de urgência e emergência”, afirma a secretária municipal de saúde de Maranguape, Sandra Mendes Carneiro. Dessa forma, acrescenta, a nova unidade já vai contribuir na redução do fluxo de pacientes para os hospitais. A gestão da nova unidade é da Prefeitura Municipal.
Nunca fecha
Localizada na Avenida Almir Pinto, no bairro Novo Maranguape II, área estratégica de acesso, A UPA é a primeira de 32 que a população do Ceará terá para atendimento de casos de urgência e emergência. Desse total, há 10 com as instalações prontas que serão equipadas para inauguração no próximo ano. “As UPAs se somam a rede de hospitais, policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais que o governo do Estado está construindo para ampliar e facilitar o acesso da população à assistência de qualidade aos serviços de saúde”, destaca o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele lembra que a UPA, como unidade de funcionamento 24 horas, se diferencia de um posto de saúde, que não funciona à noite e nos finais de semana. Outra diferença está no perfil de assistência. Arruda Bastos explica que quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e depois que fazem o diagnóstico decidem se é necessário encaminhar o paciente para um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas. Na UPA, além de médicos clínicos gerais, há pediatras, com uma área específica para atendimento a crianças.
Entre os serviços oferecidos, estão o de raio X, eletrocardiograma e exames de laboratório. Ou seja, estrutura para atendimento a casos de pressão alta, febre, cortes, queimaduras, e ainda para o primeiro atendimento a infarto ou Acidente Vascular cerebral (AVC). Nas 24 horas do dia, a UPA de Maranguape deve realizar até 200 atendimentos. Esse número é definido a partir da capacidade instalada e definida para o porte das UPAs, classificadas em três diferentes portes. De porte 2, a UPA de Maranguape cobre uma população de até 200 mil habitantes.
Para a construção da UPA, o governo do Estado e o Ministério da Saúde investiram R$2.725.000,00. Em aquisição de equipamentos o investimento foi de R$1.204.313,20.