Sesa entrega microscópios, GPS, fumacês para controle de doenças
8 de dezembro de 2011 - 20:31
A Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta sexta-feira, 9 de dezembro, às 9 horas, a entrega de materiais e equipamentos para as ações de controle de endemias no Ceará em 2012, entre elas dengue, raiva, peste, malária, leishmaniose e esquistossomose. As 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e a Central de UBV receberão 100 fumacês portáteis para o controle do mosquito da dengue, equipamentos de GPS, microscópios para os laboratórios de endemias das CRES, reagentes e materias para os laboratórios de entomologia e caixas de transporte de animais silvestre, utilizadas nas ações de controle da raiva. O investimento em recursos do Tesouro do Estado totaliza R$ 792 mil. A entrega dos equipamentos acontecerá na sede do Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção à saúde da Sesa, Rua dos Tabajaras, 268, Praia de Iracema.
Todos os equipamentos e materiais serão utilizados pelas Regionais de Saúde a partir das demandas dos municípios. Os fumacês portáteis terão acesso a locais onde os carros fumacê não circulam. Cada uma das 21 Regionais de Saúde receberão três fumacês portáteis. A sede da macrorregião de saúde de Sobral receberá 7 máquinas e, a do Cariri, 6. A Central de UBV, que mantém atualmente cinco máquinas costais de retaguarda, e fica no Eusébio, receberá 20 equipamentos novos que poderão ser deslocados, quando necessário, a qualquer Regional de Saúde ou município que solicitar reforço para o controle químico do mosquito da dengue.
Mesmo sem ter município no mapa de risco de epidemia de dengue em 2012, divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 5, a Secretaria da Saúde do Estado não baixa a guarda no combate à doença. Além da aquisição e distribuição dos equipamentos, nos dias 7 e 8 o NUVET realizou oficina para capacitar equipes de 26 municípios para utilização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), exigência do Ministério da Saúde para a manutenção do incentivo financeiro às medidas de prevenção e controle da dengue. O incentivo do Ministério da Saúde é de R$ 5,1 milhões, destinados a 51 municípios cearenses.