CEO Centro terá serviços para pessoas com necessidades especiais
2 de dezembro de 2011 - 19:05
A partir de 2012, os pacientes com necessidades especiais, como paralisia cerebral, transtornos mentais e autismo, que precisam de tratamento odontológico especializado e não podem ser atendidos no nível ambulatorial já existente, passarão a contar com um serviço de referência na rede pública de saúde para a realização dos procedimentos. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Centro), que integra a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado, já concluiu as obras do centro cirúrgico a licitação dos equipamentos para iniciar o atendimento desses pacientes em ambiente cirúrgico, com anestesia geral.
O CEO Centro, que fica na Rua 24 de Maio, 288, receberá pacientes de todo o Estado, encaminhados pelos municípios. O serviço contará com cinco cirurgiões dentistas e serão realizados dois atendimentos por dia. Todos os procedimentos necessários aos pacientes com necessidades especiais serão feitos já que haverá o centro cirúrgico, com a garantia de anestesia geral, que permite a realização até mesmo de serviços mais complexos, como tratamento endodôntico (tratamento de canal) .
Além do CEO Centro, outros dois Centros de Especialidades Odontológicas da rede estadual de saúde funcionam na Capital. São o CEO Joaquim Távora e o CEO Rodolfo Teófilo. No CEO Centro e no CEO Joaquim Távora, Rua Monsenhor Bruno, 2570, funcionam com serviço de emergência 24 horas e realizam até 700 atendimentos por dia. Os CEOs são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de referência à atenção secundária em saúde bucal que oferecem serviços nas especialidades de dentística restauradora, endodontia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia, periodontia, prótese dentária, cirurgia buco-dentária e radiologia, entre outras.
O CEO Centro oferece, ainda, serviço de estomatologia (câncer de boca) e é a única unidade da rede pública a oferecer serviço de ortodontia fixa, que utiliza aparelhos para a correção da posição dos dentes. A população de dez microrregiões de saúde já contam com CEOs regionais. Estão em funcionamento os CEOs em Ubajara, Baturité, Acaraú, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Sobral, Russas e Crateús. Os CEOs prestam assistência odontológica especializada em endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial e prótese, além de também atender os pacientes portadores de necessidades especiais no nível ambulatorial.