Sesa prepara o Cariri para as redes Cegonha e Saúde Toda Hora
25 de novembro de 2011 - 18:24
Gestores municipais de saúde do Cariri ficaram informados nesta sexta-feira, 25, sobre o novo projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde – QualiSUS-Rede, que o Ministério da Saúde está implantando em 15 regiões do país. Eles participaram do encontro realizado pela Secretaria da Saúde do Estado, em Juazeiro do Norte, que além de apresentar o QualiSUS-Rede, discutiu e definiu com os secretários municipais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri e coordenadores das 20ª e 21ª regionais de saúde a agenda de atividades. Esses nove municípios foram selecionados como locais estratégicos e prioritários para a implantação do projeto no Ceará que terá financiamento do Banco Mundial, previsto em R$12,9 milhões.
O QualiSUS-rede objetiva apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde, estruturado através de redes de atenção a saúde. Até junho de 2014, prevê a implantação de pelos menos duas redes temáticas de atenção à saúde, entre elas a Rede Cegonha e a rede Saúde Toda Hora, que já começou a ser estruturada pela Sesa em todo o Ceará. Arruda Bastos, secretário da saúde do Estado, que esteve toda a sexta-feira em Juazeiro, afirmou na abertura do encontro, que ¨as redes chegam no Ceará num momento de expansão e qualificação dos serviços de saúde, com o governo do Estado estruturando uma das maiores redes de assistência do país a partir da construção de cinco hospitais regionais, 22 policlínicas regionais, 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais¨. Referindo-se à saúde da mulher e a relação com a rede Cegonha, disse que nas policlínicas regionais, com quatro já inauguradas em Baturité, Camocim, Tauá e Pacajus, as mulheres têm acesso ao ginecologista, ao mastologista e ao mamógrafo. Já sobre a Rede Sáude Toda Hora, Arruda Bastos destacou as 32 UPAs 24h que a população do Estado terá a disposição a quaquer dia e hora porque as unidades não fecham nunca, nem no expediente da noite nem nos finais de semana.
Rede Cegonha
A Rede Cegonha, lançada em março pela presidenta Dilma Rousseff, é composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. As medidas previstas na Rede Cegonha, que serão coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas por estados e municípios, abrangem a assistência obstétrica e infantil. Para a construção desta rede de cuidados, o Ministério da Saúde já anunciou que investirá R$ 9,397 bilhões até 2014.
Rede Saúde Toda Hora
A Rede Saúde Toda Hora incorpora as Redes de Atenção às Urgências no SUS, formadas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as emergências dos hospitais da rede. As UPAs oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Elas funcionam como unidades intermediárias aos hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de emergência no SUS. As unidades também atendem integradas ao SAMU 192. Ao atender um chamado de urgência, os atendentes do SAMU prestam o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.
No Ceará, a estruturação da Rede Cegonha e a Rede de Atenção às Urgências deve contar, conforme proposta da Sesa, com 20 hospitais distribuídos entre as quatro macrorregiões de saúde do Estado. A rede Saúde Toda Hora contará, também, com 32 UPAs 24 horas e quatro polos do SAMU 192 que garantirão a universalização do serviço. Com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Polo 1 do SAMU, formado por 41 municípios e estruturado a partir do SAMU Litoral Leste, foi inaugurado no dia 11 de agosto deste ano. Estão sendo estruturados, ainda, o Polo Cariri (49 municípios), Polo Sertão (32 municípios) e Polo Norte (61 municípios). Para a universalização do serviço, estão previstas 142 ambulâncias, entre unidades de suporte básico e UTI móveis.