Urgência e emergência

17 de agosto de 2011 - 14:39

Serviço de Atendimento Movel de Urgência – Polo Litoral Leste
Rua da Paz Nº 29 – Centro, Eusébio-CE
Fone: (85) 3260-3780

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, inaugurado em janeiro de 2008 como SAMU Litoral Leste, foi ampliado. Agora é o Polo I do SAMU, abrangendo 41 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, dos litorais leste e oeste e do Maciço de Baturité. Para a universalização do serviço serão implantados, ainda, o Polo II, na região Norte, com sede em Sobral e cobertura de 61 municípios, o Polo III, no Sertão Central, com sede em Canindé, abrangendo 32 municípios, e o Polo IV, SAMU regional do Cariri, cobrindo 49 municípios.

banner_samu

O SAMU é um importante meio de acesso à rede de atenção à saúde – os serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS, para o acesso ao conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.

banner_upa_messejana

UPAs 24 horas As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) têm como objetivo reduzir a superlotação nas emergências, servindo de retaguarda para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em 2010, o Governo do Estado iniciou a construção de 32 UPAs em parceria com os municípios, quatro em Fortaleza e as demais no interior do Ceará.

As UPAs 24 horas são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada – área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos – e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos. A UPA de porte I cobre uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. A UPA de porte 2, com cobertura de até 200 mil habitantes, com quatro médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Nas de porte 3, a cobertura é de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários.

São oferecidos nas UPAs 24 horas serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. A população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA 24 horas, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Municípios cobertos pelo Polo I do SAMU 192

Litoral Leste Metropolitano Oeste Metropolitano Leste
Aquiraz Apuiarés Acarape
Aracati Caucaia Aracoiaba
Beberibe General Sampaio Aratuba
Cascavel Itapajé Barreira
Chorozinho Paracuru Baturité
Eusébio Paraipaba Capistrano
Fortim Pentecostes Guaiúba
Horizonte São Gonçalo do Amarante Guaramiranga
Icapuí São Luis do Curu Itapiúna
Itaiçaba Tejussuoca Maracanaú
Itaitinga Umirim Maranguape
Ocara Mulungu
Pacajus Pacatuba
Pindoretama Pacoti
Palmácia
Redenção