Médico, poeta e lutador, Chico Passeata morre aos 63 anos

12 de agosto de 2011 - 13:43

A Secretaria da Saúde do Estado perdeu um grande colaborador. Francisco Monteiro, o Chico Passeata, não resistiu ao câncer e faleceu na madrugada desta sexta-feira, 12 de agosto, aos 63 anos. Médico sanitarista, grande defensor do SUS e do serviço público, Chico Passeata era assessor do Gabinete do Secretário da Saúde desde 2007 e coordenou do projeto de implantação da Política de Atenção à Saúde do Homem na Sesa.

“Chico era médico, poeta e lutador, um homem que amava seu povo”, definiu o secretário da Saúde, Arruda Bastos, ao lamentar a morte do amigo e colaborador. Francisco das Chagas Dias Monteiro tem um vasto currículo tanto como médico, sindicalista, conselheiro de saúde, como grande defensor da democracia e das lutas contra a ditadura militar de 64. Por sua destemida militância, acabou preso político do regime militar.

O corpo de Chico Passeata está sendo velado na funerária Ethernus, Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota, onde será celebrada missa às 15 horas. O enterro acontecerá às 17 horas, no cemitério Parque da Paz.

CAMINHO DA ESPERANÇA
Chico Passeta

siga,
de mãos dadas,
o caminho da esperança
busque a paz
no ritmo compassado
das batidas do coração
abra as portas
da tolerância,
abrace o entendimento
proteja a vida
(a sua e a do universo)
e ela te protegerá
já que nada
é tão bom
que não possa melhorar.