Cid e Dilma inauguram em Pacajus policlínica e Polo 1 do SAMU Ceará
11 de agosto de 2011 - 23:10
Na sua primeira visita ao Ceará depois de eleita, a presidente Dilma Rousseff, junto do governador Cid Gomes, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, e do prefeito Pedro José Filomeno Gomes, inaugurou na tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, em Pacajus, o Polo 1 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192) e a Policlínica Regional Dra. Márcia Moreira de Meneses, primeira unidade da expansão da rede de saúde do Estado a receber o nome de uma mulher. A nova policlínica, que amplia e facilita o acesso aos serviços de saúde para população de 244.747 habitantes de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pindoretama e Pacajus, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu investimento de R$ 7,1 milhões do Tesouro do Estado.
“Como a presidente Dilma, em sua juventude Márcia foi militante, lutou pelos mais necessitados”, lembrou Isabele Ponte, filha de Márcia Meneses, traçando paralelo entre a trajetória da médica que dá nome à policlínica, falecida em 2006, aos 37 anos, com a história da atual Presidente da República. Com a nova policlínica tipo I, a população passa a contar na própria região onde mora com assistência em dez especialidades médicas: clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. Garantindo atenção integral, a policlínica regional realiza exames especializados. Entre eles, mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, audiometria, ultrassonografia.
Em reconhecimento ao esforço do Governo do Estado, a presidente Dilma afirmou que “o governador Cid Gomes tem realizado uma política na saúde que deve ser referência para o Brasil”, acrescentando que “o país precisa de ministros e secretários da saúde como Alexandre Padilha e Arruda Bastos”. A presidente destacou, ainda, a estrutura da policlínica regional, que dispõe de equipamentos de última geração. “Não é mais possível ter saúde para rico e saúde para pobre”, enfatizou Dilma. Ela felicitou os prefeitos dos municípios da região por aderirem ao modelo de gestão da nova unidade proposto pelo Governo do Estado, afirmando que, “com os consórcios, vejo no Ceará uma ação muito inovadora e revolucionária – a gente está unindo esforços pelo bem dos municípios”.
Antes da presidente Dilma, o ministro Alexandre Padilha já havia reconhecido que “o Ceará é referência no SUS” para todo o país. “Sinto muito orgulho de vir ao Ceará e entrar em uma unidade do SUS construída pelo Governo do Estado”, confessou o ministro. Em seguida, o governador Cid Gomes disse que o seu desejo é que “o Ceará tenha a melhor rede de saúde pública do Brasil até 2012”. Cid Gomes recebeu de Dilma Rousseff, simbolicamente, a chave de uma ambulância para marcar a inauguração do Poli 1 do SAMU Ceará 192 e, junto com a presidente descerrou a placa de inauguração da Policlínica Regional Dra. Márcia Moreira de Meneses, que começa a atender na primeira semana de setembro, logo após o treinamento dos profissionais aprovados em seleção pública.
O Polo I do SAMU Ceará 192 inclui 41 municípios da Região Metropolitana, do Maciço de Baturité e dos litorais Leste e Oeste, com cobertura de 1,7 milhões de habitantes. O serviço vai atender com 7 unidades de suporte avançado, com UTIs, e 34 de suporte básico. No total, 41 ambulâncias. Vinte e duas foram liberadas este ano pelo Ministério da Saúde.
Com a unidade de Pacajus, aumenta para quatro o número de policlínicas regionais já entregues à população pelo Governo do Estado. Estão em funcionamento as unidades regionais em Baturité, Camocim e Tauá. Até o final do próximo mês de setembro mais sete policlínicas serão inauguradas em Campos Sales, Aracati, Acaraú, Russas, Sobral, Itapipoca e Icó. Há outras 11 unidades em construção, além do recente acréscimo de mais uma para atender a população da microrregião do Crato, no Cariri. No total, serão 22 policlínicas.