Maísa nasce e marca reabertura da maternidade do Hospital da Polícia Militar

8 de agosto de 2011 - 16:05

Há três anos a maternidade do Hospital Geral da Polícia Militar não funcionava com internações. Na manhã desta segunda-feira, 8, Débora Morais, moradora da Barra do Ceará, foi a primeira mãe da nova fase da maternidade e do hospital. Logo após ser internada, às 9 horas, trouxe Maísa ao mundo. Mãe e filha estão bem. “Decidimos iniciar as obras de ampliação e reforma do hospital a partir da maternidade porque sabemos da importância de garantir para as mulheres assistência de qualidade num momento tão especial como é o da maternidade”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante a inauguração das novas instalações. Ele destacou que “a maternidade do hospital sempre foi uma referência tradicional e que precisava ser revigorada para, com mais 22 leitos, ampliar o acesso das mulheres à assistência em média complexidade, realizando 200 partos por mês”.

banner_hgpm_maisa

A maternidade ocupa uma das maiores áreas do hospital. Recebeu reforço no quadro de profissionais. O número de médicos neonatologistas dobrou, aumentando de quatro para oito, e de um para dois a quantidade de obstetras. “Além de obras, priorizamos a qualificação dos profissionais para assegurar atenção de qualidade para a população”, comentou Arruda Bastos. Novos equipamentos foram adquiridos para as salas de parto e do centro cirúrgico. Na assistência aos bebês, são cinco novos berçários.

banner_hgpm_bercario

Rede Sesa

Com a continuidade das obras de ampliação, o Hospital Geral da Polícia Militar, que fica na Rua Princesa Isabel, 1526, no centro de Fortaleza, passará dos atuais 71 leitos para 250. As mudanças começaram logo após a incorporação do hospital à rede estadual de saúde no dia 1º de junho deste ano, através de decreto do governador Cid Gomes. Deixou de ser da Secretaria de Segurança Pública. Na transferência para a Sesa passou a se chamar, conforme o decreto, Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar. “Estamos envolvidos nas novas etapas das obras que vão deixar o hospital funcionando plenamente, com todos os serviços”, disse o diretor da unidade, Clínio Alves.

banner_hgpm_leitos

No interior do Estado, a assistência à saúde da mulher também será ampliada, com 32 leitos no Hospital Regional do Norte, que será inaugurado no início do próximo ano, em Sobral. A Unidade de Saúde da Mulher do HRN terá 12 leitos para parto normal, 10 leitos para partos cirúrgicos, nove para mães-canguru e um leito de isolamento. Com o novo hospital, a população da macrorregião Norte também passará a ter 10 leitos de UTI neonatal.