Fumacê pulveriza 53 bairros de Fortaleza até sexta-feira, 8.

6 de abril de 2011 - 19:36

A Secretaria da Saúde do Estado conclui nesta sexta-feira, 8 de abril, o primeiro ciclo de pulverização espacial de inseticida contra o mosquito da dengue em 53 bairros de Fortaleza. Na segunda-feira, dia 11, tem início a operação fumacê em toda a cidade, com o reforço dos veículos cedidos pelo Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira, dia 7, técnicos da Sesa e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza se reúnem para fechar a programação para a realização de três ciclos de pulverização em todos os bairros da capital.

A Sesa está utilizando 18 carros fumacê para fazer a pulverização por toda esta semana. A partir da próxima semana serão 25 veículos em circulação, podendo chegar a 30 carros. Para o combate ao Aedes aegypti, Estado e Prefeitura realizam operação casada entre fumacê e batida focal casa a casa, por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, para eliminação de focos de proliferação do mosquito.

Os moradores também são aliados no combate ao mosquito. Quando a operação chegar à sua rua, permita a entrada em sua casa do agente de endemias e abra portas e janelas para o fumacê surtir efeito. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do mosquito adulto e o atinge em pleno voo, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto – não mata larvas e nem impede a eclosão do ovo. Depois da passagem da operação, a eliminação de depósitos de água e criadouros do mosquito deve ser mantida.

Na operação desta semana, os carros fumacê terão percorrido até sexta-feira 7.344 quarteirões de 53 bairros de Fortaleza. Cada veículo pulveriza 45 litros do inseticida Malathion em dois períodos – das 5 às 8h30min e das 16h30min às 20 horas. O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado apenas em situações de emergência e de forma racional e segura, tendo em vista sua ação temporária, o aparecimento de resistência ao produto químico no mosquito e os impactos ambientais que seu uso indiscriminado provoca.

O fumacê está percorrendo esta semana os bairros Alagadiço São Gerardo, Álvaro Weyne, Antonio Bezerra, Autran Nunes, Barra do Ceará, Benfica, Bom Jardim, Bom Sucesso, Cais do Porto, Cambeba, Canindezinho, Carlito Pamplona, Coaçu, Conjunto Ceará 1, Conjunto Ceará 2, Conjunto Palmeiras, Cristo Redentor, Curió, Dendê, Floresta, Granja Portugal, Guajeru, Henrique Jorge, Itaperi, Jacarecanga, Jangurussu, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, João XXIII, Joaquim Távora, Jockey Clube, José de Alencar (Alagadiço Novo), Lagoa Redonda, Messejana, Mondubim, Monte Castelo, Mucuripe, Olavo Oliveira, Pan Americano, Papicu, Parangaba, Parque Genibaú, Parque Iracema, Parque São José, Paupina, Pirambu, Quintino Cunha, São Bento, São João do Tauape, Varjota, Vicente Pinzon, Vila Ellery e Vila Pery.

Programação do fumacê para quinta e sexta-feira, 7 e 8 de abril

Quinta-feira, 7 de abril
5h às 8h30min

Barra do Ceará SER I
Cristo Redentor SER I
Jockey Club SER III
Henrique Jorge SER III
Cambeba SER VI
José de Alencar SER VI
Lagoa Redonda SER VI

16h30min às 20 horas

Cristo Redentor SER I  
Álvaro Weyne SER I
Vila Ellery SER I
Carlito Pamplona SER I
Henrique Jorge SER IV
Dendê SER IV
Itaperi SER IV
Parangaba SER IV
Lagoa Redonda SER VI
Curió SER VI
Guajeru SER VI
Messejana SER VI

Sexta-feira, 8 de abril
5h às 8h30min

Carlito Pamplona SER I  
Pirambu SER I
Jacarecanga SER I
Parangaba SER III
Vila Pery SER IV
Messejana SER IV
Coaçu SER IV

16h30min às 20 horas

Jacarecanga SER I
Monte Castelo SER I
Alagadiço São Gerardo SER I      
Carlito Pamplona SER I
Vila Pery SER IV
Pan Americano SER IV
Benfica SER IV
Paupina SER VI
São Bento SER VI